Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governadores do Nordeste unem forças na cobrança de temas importantes para a região

O escritório de representação do Ceará em Brasília recebeu nesta quarta-feira, 6, uma reunião entre os nove governadores do Nordeste. Em pauta, a discussão de temas que consideram primordiais para os próximos quatro anos. Os governantes discutiram assuntos como o Pacto Federativo, a necessidade de um maior debate sobre a Reforma da Previdência e a proposta do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Ao término, redigiram uma carta com os tópicos abordados.

Representante de Pernambuco, Paulo Câmara disse que o Pacto Federativo é uma agenda que todos os governadores e prefeitos têm interesse em debater. “Todos nós queremos que haja um debate federativo muito mais forte e que a gente tenha muito mais instrumentos para poder governar. O Brasil voltou a ter uma concentração de recursos muito grande nos últimos anos. Isso enseja realmente uma discussão, e o primeiro ano de governo é um momento importante e para discussões como essa”, ressalta.

Sobre a Reforma da Previdência, os governadores salientaram a necessidade de soluções imediatas para os déficits existentes na Previdência Social, mas avaliaram como imprescindível um “debate cuidadoso” sobre as alterações. Dizem que estão preocupados principalmente com medidas que impeçam o acesso dos mais pobres a direitos fundamentais de natureza previdenciária, seja na zona rural ou urbana.

A carta ainda aponta como vital o cumprimento das regras do Sistema Único de Segurança Pública e do Fundo Nacional de Segurança Pública, alertando para a necessidade urgente do controle das fronteiras internacionais, o combate ao tráfico de armas e ao comércio ilegal de explosivos. Por fim, aborda questões como cessão onerosa, relativo ao petróleo, bônus de assinatura, securitização das dívidas dos estados e cobranças de dívidas. 

Da redação do Blog Alvinho Patriota