Vida FM Salgueiro FM

Governador Paulo Câmara chama atenção para abandono da Codevasf no Reassentamento de Itaparica

Em ofício enviado ao presidente Michel Temer nessa sexta-feira, 6, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, alerta o Governo Federal sobre a decisão da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) de transferir a operação e manutenção dos perímetros irrigados do Reassentamento do Sistema Irrigado de Itaparica para os irrigantes. “É fundamental que o presidente esteja consciente do problema social que essa decisão vai causar para milhares de famílias, que tiram seu sustento das atividades no Reassentamento”, afirmou Câmara.

O governador relata que os reassentados do Sistema Irrigado de Itaparica foram notificados que a Codevasf pretende transferir para os irrigantes a responsabilidade pela operação e manutenção dos sistemas irrigados, incluindo o pagamento da energia. “O que resultaria na extinção do modelo de cogestão que atualmente conhecemos e que se revelou altamente produtivo”, destaca o chefe poder executivo estadual. Segundo Paulo, no dia 29 de junho a Codevasf suspendeu o contrato com a empresa que fazia a manutenção e operação dos recursos hídricos do perímetro irrigado. Na semana passada, a Celpe cortou o fornecimento da energia que faz as bombas funcionarem, por causa de uma dívida de cerca de R$ 7,9 milhões.

Diante de tudo isso, o governador pede o envolvimento de Temer para amenizar a situação. “Por tudo isso, senhor presidente, ante esse quadro de extrema gravidade – e considerando que estamos diante de um contingente de 30 mil famílias que dependem, direta ou indiretamente, do Sistema Irrigado de Itaparica – venho encarecer a intercessão e o apoio de vossa excelência, com vistas ao equacionamento dessa situação e ao restabelecimento das condições de trabalho e sobrevivência de nossa gente”, conclui o ofício, que defende os reassentados dos projetos Caraíbas, Brígida, Icó-Mandantes, Barreiras, Manga de Baixo e Apolônio Sales.

Da redação do Blog Alvinho Patriota