Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Gonzaga Patriota defende famílias que ocupam assentamentos na zona rural de Petrolina

Em discurso nessa quarta-feira, 28, na Câmara dos Deputados, Gonzaga Patriota (PSB/PE) defendeu as 600 famílias que ocupam os assentamentos Dom Tomás e Democracia, em uma área de mais de 400 hectares no Perímetro Irrigado Pontal, na zona rural de Petrolina.

A justiça emitiu ordem de reintegração de posse, obrigando as famílias a deixaram a área esta semana. Fornecimento de água e energia foi cortado, impedindo que os agricultores possam produzir e causando grandes prejuízos aos moradores dos dois assentamentos.

As terras onde os assentamentos estão localizados pertencem à 3ª Superintendência Regional (3ª SR) da Codevasf, que está em processo de venda dos lotes familiares e comerciais do Projeto Pontal. Dois editais foram lançados em 2017 para a venda de 336 lotes no perímetro irrigado.

Gonzaga pediu que o governo não expulse essas famílias de baixa renda do local, considerando que a área ocupada é usada para moradia e cultivo da agricultora de subsistência. O socialista frisou que essas pessoas não possuem recursos ou acesso a programas de financiamento para adquirir as terras.

Patriota ainda destacou que os dois editais lançados pela Codevasf são da modalidade de concorrência, do tipo maior oferta, o que não contempla os pequenos agricultores e abre critério para que os grandes agricultores possam adquirir os lotes. Gonzaga defende que as autoridades procurem os moradores dos assentamentos e entrem em acordo.

“Não é possível que 600 famílias sejam desalojadas. Essas pessoas têm direito à vida, fato que está sendo desconsiderado”, concluiu.

Da redação do Blog Alvinho Patriota