Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Gerente Regional da Compesa dá explicações sobre falta de água em Salgueiro

Januário Nunes

Januário Nunes

Compreensão da população, é o que pede neste momento o Gerente Regional da Compesa, Januário Nunes de Carvalho, que afirmou na manhã desta quinta-feira (07) em entrevista exclusiva à reportagem do blog de Alvinho Patriota, está tomando todas as medidas necessárias para resolver o problema da falta de água em Salgueiro.

Januário nos recebeu em sua sala na Gerência de Manutenção e Operações do Sertão Central (GMO) e explicou porque chega água em alguns bairros e em outros não. Informou que as obras do abastecimento de água na cidade já tiveram início e que em breve os salgueirenses poderão ter água 24 horas nas torneiras.

Segundo o responsável pela Compesa em toda região, o atual sistema de abastecimento de água de Salgueiro é feito em forma de rodízio, 48 horas com água, 48 horas sem. “Em função da via distribuidora da cidade ser subdimensionada, Salgueiro vive num sistema de rodízio de abastecimento, 48 horas com água por 48 horas sem água, mas nós já estamos com a obra de melhoria com setorização de rede em Salgueiro, para que a cidade volte a sua normalidade com 24 horas de água para toda cidade”, disse.

Nunes também esclareceu que a falta de água geral em toda cidade foi causada porque dois motores queimaram na estação de bombeamento de Cabrobó. “Nós refizemos o reparo, em seguida colocamos os motores reservas e em seguida houve um estouramento na mesma adutora, num local de difícil acesso, em um local realmente muito complicado, com quatro metros de profundidade. Nós mobilizamos toda equipe e conseguimos na tarde da segunda-feira restabelecer o sistema”, explicou, detalhando que ‘como o percurso da tubulação é de 64 quilômetros de Cabrobó até Salgueiro’, são 12 horas apenas para encher os canos, para logo após o líquido ser enviado às residências conforme o calendário de abastecimento.

Conserto da adutora

Conserto da adutora

conser1

conser3

O calendário de abastecimento da cidade de Salgueiro pode ser acessado no site oficial da Compesa, através do link (http://www.compesa.com.br/calendario/pdf/SALGUEIRO.PDF). “Lá você vai encontrar o calendário de abastecimento, que tem as ruas de Salgueiro e o período em que essas regiões recebem água”, disse Januário. Ainda de acordo com o Gerente Regional o abastecimento da cidade, que já estava prejudicado, foi agravado com o rompimento de um cano na tarde desta quarta-feira (06) nas proximidades da sede Imobiliária Rocha. Um trator da empresa que estava fazendo serviços de limpezas no local quebrou o cano de distribuição principal de Salgueiro. Equipes da Compesa já estão no local consertando o cano.

De acordo com Januário, Salgueiro cresceu muito nos últimos anos e por esse motivo a Compesa está realizando diversas obras para melhorar o abastecimento da cidade. “Salgueiro hoje tem uma população flutuante em torno de 20 mil pessoas e nós já fizemos a recuperação de trechos da adutora que estouravam com frequência, nós já ampliamos a capacidade de tratamento da Estação de Tratamento e a última parte é a malha distribuidora de Salgueiro. Estamos readequando a malha distribuidora de Salgueiro, com a construção de reservatórios, sub-adutora, ramais distribuidores, para que isso funcione de uma forma normal e todos os salgueirenses tenham água 24 horas nas torneiras”, expôs.

Para finalizar o gerente explanou que as pessoas que estiverem precisando urgentemente de água devem procurar o escritório da Compesa na Avenida Antônio Angelim e fazer a solicitação do carro pipa. “Lá eles mencionam a região que está carente e a gente anota a solicitação. Como são várias solicitações de carros pipas, a quantidade de veículos disponíveis em Salgueiro não dá para atender a demanda, então a pessoa solicitante vai entrar numa fila e vai sendo atendida à medida que for chegando sua vez”, esmiuçou.

As obras de setorização do abastecimento de água de Salgueiro já tiveram início pelo bairro da Cohab, que junto com as vilas dos Funcionários e Militar, além do bairro Primavera, formam um setor. A caixa de água do bairro Cohab será reativada para contribuir com abastecimento da região. Após conclusão da renovação da malha de abastecimento, a cidade de Salgueiro será dividida por cinco setores distintos de distribuição de água, o que possibilitará o maior controle dos serviços por parte da Compesa.

Por Chico Gomes

8 comentários sobre “Gerente Regional da Compesa dá explicações sobre falta de água em Salgueiro

  1. Saulo Leão

    Acho interessante é que enquanto algumas pessoas reclamam por falta d’água em Salgueiro, outros nessa mesma cidade desperdiçam na maior cara de pau (lavando ruas e calçadas, principalmente). Já pensaram que aquela água jogada fora poderia estar atendendo outras famílias? Dizer que está pagando pela água que joga fora não é desculpa, É FALTA DE EDUCAÇÃO E RESPEITO AO PRÓXIMO. Para aqueles que acham que estou falando alguma besteira, basta caminhar pelas ruas de Salgueiro para ver com os próprios olhos.
    Vamos a alguns fatos que as pessoas ignoram: 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra.

    1. Ciço Besse

      Verdade seja dita também: tem uma casa na minha rua que já foi denunciada diversas vezes na COMPESA pela caixa que parece uma cachoeira 24 horas por dia. Funcionários fazem inspeção e, pasmem, não encontram nada e os moradores ainda tiram sarro.

  2. Isabele

    Moro no Bairro do Prado e hoje a água chegou antes das 12:00hs (meio-dia), conforme calendário de abastecimento da Compesa.

  3. Anne Carvalho

    Muito bem montado o calendário, mass não funciona. Hoje é dia 08/04/2011 e pelo calendário deveria ter água aqui no Bairro do Prado, já são 13:00 horas e até agora nada!

  4. nelcina mota de lima

    será possivel que salgueiro virou o desrto de saara? isso é um absurdo. faltar desse tanto de dias. agua é sagrada.eu soube que existe. uma peça tipo uma bomba de sucurção. que só é para os bacanas. que puxam do cano é verdade? ou só é para os que tem grana. moro n bairro do prado e esramos morrendo de sede. pois tem dez dias que teve agua aqui.na caboclo eduardo.vê se da um jeito januário.

  5. COMPESA-Gerência Negócios Regionais Sertão Central

    Gostariamos que o Sr. Alan procurasse a COMPESA, situada à Rua Joaquim Sampaio s/n para formalizar sua denuncia.
    Para tanto, V.Sa. deverá trazer a Matrícula do seu imóvel, contida na fatura mensal de consumo de água, para que possamos avaliarmos a situação in-loco, pois de acordo com nossos registros o Centro da Cidade não passou 8 dias sem água e sim 4 dias.
    Quanto aos problemas que houveram no sistema de abastecimento d’água, V.Sa. ja está ciente e quanto a questão de incompetência citada, não vou baixar o nível, apenas lamentamos o seu posicionamento, pois temos responsabilidades, compromisso e respeito com nossos clientes.

  6. Ciço

    A lorota é sempre a mesma. Acho que há 4 ou 5 anos atrás essa mesma COMPESA fez um comercial com um poeta como garoto-propaganda visitando e entrevistando a família de uma cabeleireira da Antonio Angelim. Nesse comercial dizia claramente que as obras que estavam sendo concluídas naquele ano iria acabar com o racionamento de Salgueiro. Atentem bem: isso há 4 ou 5 anos atrás. A situação, a lorota e os piadistas são os mesmos. Já que fazem política com o aumento no número de habitantes consequetemente a maior entrada de capital, por quê não houve melhoria do sistema ou solução dos problemas nesses 4 ou 5 anos? FALTA GESTÃO ESTRATÉGICA E CAPACIDADE.

  7. Alan Dias

    Infelizmente, temos um conglomerado de incompetes nomeados por político inescrupulosos que não levam em consideração a qualificação técnica para se ocupar um cargo de importância estratégica no serviço público, que se nomeie pessoas de sua confiança para esses cargos é compreensível, agora, nomear incompetentes como os que estão á frente da Compesa é zombar do salgueirense que pagam caro por um produto que vive em falta. Acidentes e imprevistos acontecem mas, o problema da Compesa é crônico e se chama INCOMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA! Em minha casa, no Centro, faltou água durante 8 dias ( de quarta à quinta-feira á noite) a que outra conclusão chegaria a não ser a essa?