Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

‘Fizemos todo o possível para restabelecer a energia’, diz Bolsonaro ao visitar o Amapá após 19 dias e 2 apagões

Neste sábado (21), na primeira visita ao Amapá após a crise energética em 13 das 16 cidades há 19 dias, o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) declarou que o governo federal fez tudo o que podia para retomar o fornecimento da energia no estado.

“Podemos garantir que a segurança energética vai permanecer nesse estado daqui pra frente. […] Estavam carentes, mas não sem assistência. Desde o começo fizemos todo o possível para restabelecer a energia no estado”, falou, em entrevista coletiva com a imprensa.

O presidente demorou 19 dias para visitar o estado em meio à crise, apenas para ligar parte dos geradores termoelétricos contratados provisoriamente. Ele fez um discurso breve, destacando as ações das Forças Armadas.

Até este sábado, o Amapá enfrentou dois blecautes totais: um no dia 3, que levou 4 dias para ter o fornecimento retomado mesmo que parcialmente, e outro na última terça-feira (17), que foi ajustado em cerca de 5 horas. Há investigações abertas em órgãos federais e estaduais para explicar as causas.

O ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia, que acompanhou a visita, declarou que vai apresentar um plano para que uma nova crise energética não volte a acontecer.

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que é senador pelo Amapá, foi o que fez o discurso mais longo na entrevista coletiva, agradecendo as ações do governo federal. Nenhuma das autoridades citou punição às empresas responsáveis pelo apagão.

Fonte: G1