Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Festival Pernambuco Nação Cultural é confirmado no Sertão do Moxotó

O Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) vai ser realizado no Sertão do Moxotó entre os próximos dias 9 e 15, com ações nos municípios pólos de Arcoverde e Sertânia, estendendo-se para Manari, Betânia, Custódia, Ibimirim e Inajá. A confirmação da realização do festival foi anunciada nesta segunda-feira (02) pelo secretário de Cultura do Estado, Fernando Duarte, durante evento no Teatro do Arraial, em Arcoverde. A caravana do Festival Pernambuco Nação Cultural começou sua trajetória este ano pela região da Mata Norte. Promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, o evento vem se consolidando como uma ação estratégica para a construção de políticas públicas sólidas para o setor de cultura.

Para o coordenador do Festival, Leo Antunes, a chegada do FPNC ao Moxotó beneficia principalmente a classe artística. “A chegada do Festival Pernambuco Nação Cultural na região do Moxotó, com cidades importantes no cenário cultural de Pernambuco – como Arcoverde na música, Sertânia na literatura e Betânia nas tradições quilombolas – tem a grande missão de colocar em movimento iniciativas artísticas já existentes na região. Tanto as tradições populares quanto as manifestações contemporâneas terão espaço no Festival, um belo momento de encontros e diversidade artística”, afirma.

O Festival continua com a proposta de promover a cultura em todas as suas vertentes. Na programação estão mostras de audiovisual, encontro de mestres de tradições populares, teatro, oficina de formação, mostra de artesanato e fotografia, assim como apresentações musicais. Nos palcos montados em Arcoverde e Sertânia irão se apresentar, a partir de quarta-feira (11), grupos regionais e artistas locais. No primeiro dia de shows, Arcoverde recebe apresentações de várias bandas do cenário punk rock pernambucano, como Fetus, Sistema de Protesto e Irmandade Punk.

Na quinta-feira acontece homenagem a Luiz Gonzaga, momento que vai ser repetido em todas as edições desse ano do FPNC, devido o Centenário do Rei do Baião. Em celebração ao forrozeiro se apresentam os arcoverdenses Paulinho Leite, Toninho de Arcoverde e Pariceiros, além do exuense Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga. O terceiro dia de festas contará com as apresentações do sambista Xico de Assis, do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, DJ Patrick Tor4 e das bandas Mundo Livre S/A e Rivotril. No sábado o público vai conferir os shows da Banda Dessinée, do compositor recifense Tibério Azul, de Lirinha (ex-integrante do Cordel de Fogo Encantado), do grupo Original Olinda Style e do DJ Patrick Tor4.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes