Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Exu revela novos talentos na literatura de cordel

Allan SalesA literatura de cordel consolidou-se ao longo dos anos como um gênero literário tipicamente nordestino, mesmo sendo uma arte secular que remonta aos tempos dos antigos Trovadores Medievais. Em Exu, no Sertão do Araripe, a arte foi abraçada por jovens talentos das escolas estaduais São Vicente de Paulo e Barão do Exu, que deram vida a novos versos através de uma oficina realizada esta semana pelo poeta e cordelista Allan Sales, de Crato-CE, durante a Jornada Literária.

“Eu nunca tinha participado de uma oficina de cordel, mas quando me vi, já estava fazendo rimas”, comentou a estudante do primeiro ano do Ensino Médio, Luiza Cristina, 14 anos, que junto de um grupo de colegas escreveu versos rimados em um quadro branco.

Durante a oficina os participantes conheceram um pouco mais da poesia popular nordestina e suas vertentes da tradição oral e escrita, como a arte dos violeiros repentistas, emboladores de coco, aboiadores e a força da poesia matuta. A oficina foi realizada no auditório da Escola Estadual Barão do Exu e integra mais uma das atividades promovidas pelo Sesc Pernambuco, através da Jornada Literária.

Da redação do Blog Alvinho Patriota