Ex-prefeita de Salgueiro é condenada por improbidade administrativa

cleusaNo último mês de setembro foi publicada sentença que condenou a ex-prefeita de Salgueiro, Cleusa Pereira do Nascimento (PSB/PE), que administrou o Município de 1993 a 1996 e de 2001 a 2008, por improbidade administrativa. À ex-gestora foram impostas às penas de suspensão dos direitos políticos por três anos, pagamento de multa correspondente à última remuneração percebida, além de custas processuais e honorários advocatícios.

Essa condenação, deu-se no Processo n. 0000414-19.2012.4.05.8304, em tramitação na Vara Federal de Salgueiro, tendo em vista a ex-prefeita ter deixado de prestar contas de cerca de 180 mil reais em recursos recebidos de programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) nos anos de 2004 e 2005.

Contra essa decisão foram interpostos recursos. O primeiro, embargos de declaração, alegando existência de omissão e contradição no julgado, foi rejeitado pelo Juiz de primeira instância; o segundo, apelação, encontra-se pendente de remessa ao Tribunal Regional Federal da Quinta Região, para julgamento.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

34 comentários sobre “Ex-prefeita de Salgueiro é condenada por improbidade administrativa

  1. Juliana Lima

    Se era um simples ajuste, por quê não foi feito antes da condenação, cara pálida? Foi condenada sim pelo não justificativa. Foi e continua condenada.

  2. antonio tim

    Foi noticiado, hoje, pelo blog Alvinho Patriota, Magno Martins e nas redes sociais, nota tendenciosa sobre nossa querida ex-Prefeita de Salgueiro, Cleuza Pereira do Nascimento.

    É preciso esclarecer:

    1 – O fato em julgamento não trata de desvio ou má administração dos recursos públicos. Tanto é verdade que, na própria sentença, o M.M Juiz reconhece: “Não há notícia, aqui, de enriquecimento ilícito ou favorecimento de terceiros com o ato de improbidade, materializando-se apenas a ausência da prestação de contas.”

    2 – É importante registrar que “a falta foi sanada”, uma vez que a prestação de contas ocorreu, constituindo-se agravante, unicamente, o atraso na entrega, conforme trecho da sentença: “Logo, resta comprovado que deixou de prestar contas, no prazo convencionado, de recursos públicos federais recebidos e gastos durante o mandato por ela exercido”. Dando ciência, logo em seguida: “Observa-se que após ajuizamento da ação foi providenciada administrativamente o envio das contas”.

    3 – A decisão do M.M Juiz Federal, que respeitamos, mas não concordamos, é de primeira instância, cujo recurso já foi interposto para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF.

    O patrimônio ético, moral e político de nossa eterna Prefeita, Cleuza Pereira, desperta o ódio no coração daqueles que não aceitam o grande carinho que lhe tem o povo de Salgueiro e do sertão. O mesmo povo que avançou nas conquistas e, sem dúvida, continuará resistindo e lutando para concretizar sonhos muito mais fortes e manter viva a chama da esperança.

    Partido Socialista Brasileiro – PSB/Salgueiro

  3. Flávio Gomes

    Situação dificíl essa para fazermos os alienados entenderem que a denuncia é do Ministério Público, quantos comentários nas redes sociais falando da honra da ex prefeita, ninguém questinou isso, estamos falando de uma prestação de contas que ela deixou apresentar, culpar o Blog do Magno e o de de Alvinho não é a melhor forma de justificar os erros, quem entra na vida pública tem que ter disposição para ficar exposto, ou então continue sendo anônimo.

    1. Maria

      Flávio, é como aquela música de forró nos anos 90: “a culpa é de mandou o jornal publicar”. Cometem ilícitos mas fuzilam quem publica.

  4. Abnilton Nunes

    Me lembro muito bem justamente em meados de 2004/2005, quando a então secretária de Educação Raimunda Neves (que se achava a maioral), era sempre convocada pela câmara pra prestar contas de sua pasta e ela sempre “ensebava”, já que a situação era maioria no legislativo. Agora vc analise quando chegar nas contas de Marcones…Isso é só o começo. Esta é a prova material que Creuza sempre foi um fantoche, de entrevistas combinadas nas rádios e que agora vai pagar o pato. Um Alerta: Cacau almeja ser candidato, imagina a mulher dele na condição de primeira-dama.

  5. Mariana Soares

    Então quer dizer que a santinha creuza, não vai ser mais candidata a deputada federal? KKKKKKkk tbm não ia ganhar, o povo de Salgueiro acordou.

  6. ZEBRA BUFONA

    É FEDERAAAAAAL… É FEDERAAAAAAL… É FEDERAAAAAAL… KKKKKKKKKKKKK AS ZEBRAS BUFONAS TÃO TDO TRISTINHAS E DECEPCIONADAS!!!

  7. Bruno Ferreira

    Raramente alguém aqui nas redes sociais verão eu defendendo e postando algo de bom sobre um político. Agora, sobre D. Creuza, sim, esta sim continua com sua reputação e caráter ilibado perante a sociedade salgueirense e região. Não é um ato errado de um comandado- e que posteriormente foi sanado – dela que irá destruir a vida e carreira política correta que ela construiu com trabalho. D. Creuza não é um político que tem a ganância pelo poder a todo custo e nem faz uso da mídia para se promover, mas ela acaba sendo vítima daqueles que tem aquela pretensão a todo custo. A pessoa em si, da prefeita, não foi quem deixou de prestar a conta dentro do prazo. Nem, tampouco se beneficiou da verba em questão, como menciona o próprio Juiz “NÃO HÁ NOTICIA, AQUI, DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO POR PARTE DA RÉ OU FAVORECIMENTO DE TERCEIROS”. Ou seja , que ela DESVIOU VERBA é simplesmente ACUSAÇÕES FALACIOSAS DA IMPRENSA, diga-se, de aproveitadores. Ela não precisa se eleger a DEPUTADA, GOVERNADORA NEM PRESIDENTE, afinal, nenhum político terá a grandeza que ela conquistou e que a a sociedade respeita. São poucos, aliás, raríssimo políticos que eu acredito que possam mudar o cenário da política nacional, mas a eterna prefeita mudou, ao menos, no nosso município esse patamar, ela fez renascer a esperança de que na política podemos acreditar em alguém, e esse alguém é e sempre será D Creuza. POLÍTICA: DEVEMOS ACREDITAR NAS PESSOAS NÃO EM PARTIDOS OU EM “LADO”

    1. S O S.....

      Uma nação onde seu povo é lesado, e alguns não conhecem seus direitos de fato, não tem acesso a prestação das contas públicas ,não tem acesso a transparência para saber quantos cargos comissionados há no município, quanto é a remuneração de cada um, se realmente estão cumprindo sua carga horária obrigatória. Porque o servidor do quadro é obrigado a cumprir horário, tem até ponto digital . O FATO ,de ser CARGO COMISSIONADO, não lhe dar o direito de comparecer uma ou duas vezes por semana NO LOCAL DE TRABALHO (como há casos),OUTROS chegar de 09:00 ou 10:00 da manhã,para iniciar suas atividades. SERÁ que esqueceram que o povo está cada vez mais buscando informações de seus direitos? SERÁ que esqueceram que recebem remunerações para prestar um serviço de qualidade? SERÁ que esqueceram que o povo tem conhecimentos que é a nação que paga seus salários? SERÁ que esqueceram que perseguir servidor publico e obrigá-lo a fazer serviços que não são de suas obrigações como é o caso das merendeiras e auxiliar de serviços gerais da EDUCAÇÃO, Todos os fatos acima citados podem gerar processos e indenizações por danos morais e assédio moral ? O povo deve ter o direito de emanar sua soberania. Quando seus direito e seus benefícios não são cumpridos, vivem na miséria, onde alguns são privilegiados com três ou mais vínculos empregatícios, repassando suas obrigações aos subordinados, e recebendo salários de marajás apenas para assinar documentos e embolsar a remuneração. Porque na verdade, não há condições responder por dois empregos na rede municipal e mais um na Estadual. Se isso acontece, será que foge do conhecimento do gestor? Se dizer que sim , eu vou afirmar que está faltando competência para administrar.
      Já passou da hora de muitas pessoas, ainda ficar no LEMA de dizer eu voto em fulano de tal, porque meus pais votam nele . Temos que procurar eleger representantes que buscam justiça. OUTRO FATO IMPORTANTÍSSIMO É QUE SALGUEIRO CONSTA NA LISTA DE FRAUDES ELEITORAIS, conforme informações em muitos sites a exemplo deste ,
      Folha Política: 94 municípios têm registro de supostas fraudes em …
      http://www.folhapolitica.org/2013/…/94-municipios-com-registro-de-fraudes.h…‎, não adianta o povo votar, se seus é fraudado. E até o momento não houve uma investigação séria para averiguar se é ou não verídico. O FATO É QUE MUITOS ELEITORES VÃO VOTAR EM SALGUEIRO E NÃO APARECE A FOTO DO SEU CANDIDATO, NAS URNAS ELETRÔNICAS.
      Por essas e muitas outras razões ,que muitos gestores pintam e bordam em seus mandatos, por acreditar que ficarão impunes de qualquer tomada de decisão que tomarem em seus mandatos.
      GENTE , acordem é nosso dinheiro, é nossa contribuição de impostos, que estão nas mãos de administradores que FORAM ELEITOS APENAS PARA ADMINISTRAR e não para tomar posse dos recursos, e usar como bem decidir.

    2. Moura Brasil

      Meu amigo fizeram uma lavagem cerebral em você? veja a realidade a máscara caiu de santa e honesta ela não tem nada sempre soube e compactuo das falcatruas que eram executadas e tramadas na casa de um falecido politico, ela é farinha do mesmo saco, de santa não tem nada.

    3. Adriana

      A matéria não está tendenciosa,apenas mostra que existe um processo sobre a não prestação de contas,em nenhum momento entendi que a ex prefeita tinha embolsado diheiro, até porque ela sempre foi manobrada por o grupo, deveria não se envolver em política já que sempre pregou princípios morais, mas não se enganem, ali é uma loba por baixo de pele de cordeiro.

    4. Francisca

      Faço minhas as suas palavras-Bruno Ferreira.Pessoas más intencionadas,que tinha tudo para estarem bem administrando sua vida profissional(com uma carreira bem sucedida),visando denegrir a imagem de um partido tenta denegrir a imagem de D.Creuza q/felizmente,não será ofuscada tão facilmente.
      Salgueiro acordou sim!
      Não vamos mais fazer parte deste”joguinho político”.Até porquê,assim como nada abala o bom carater de D.Creuza,em igual teor,nada apaga as horríveis catástrofes vivenciadas durante o governo dos Sampaio.

  8. janezilda Luciano

    Mentira! Um exemplo de mulher e orgulho para o gênero deixa rastros em seu caráter e em sua história. E de causar indignação e questionamentos dentre eles aquele que não quer calar: Foi sempre uma máscara e, ela finalmente caiu?

    1. Carlos

      Acho impressionante essa sua alegação, você Janezilda que joga tão baixo em tempos de política não poderia ficar de fora! Como educadora deve sim ser formadora de pensamentos, mais agindo com imparcialidade, uma vez que se torna lamentável seus comentários! 😉

  9. José Marcelo

    O problema de política no Brasil é q se preocupa pouco com o povo e se prendem muito a coisas mesquinhas tipo “leão e zebra”, está na hora desses dois lados deixarem de serem egoístas e hipócritas e se unirem por um bem maior q é o povo salgueirense, q está a “mingua”, e não adianta vc leão dizer q eles estão no poder a 16 anos, ou vc zebra dizer q pegou a prefeitura nas ruínas È MENTIRA DOS DOIS…..os culpados sãos os dois q sempre governaram…. sei q os q não são culpados são os cidadãos salgueirense q elegem esses tipos de gente q nunca lutaram realmente por nossa gente…..

    1. Arlete

      Concordo com José Marcelo, enquanto esse zoológico (Sá e Sampaio) governar Salgueiro, a cidade não vai pra frente, pois cada um pensa em se beneficiar, um terceiro que não precisa fazer a feira com o dinheiro do povo, governaria melhor.

  10. Julio Silva

    Não adianta agora falar nas gestões dos leões não.Estamos horrorizados, pois, tanto se prega que zebra não rouba os cofres públicos, que os coitadinhos inocentes até acreditam.A santa hem, olha aí!!!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!

  11. MATHEUS

    Eu acredito demais na JUSTIÇA DIVINA. Sei que ainda tem muitos podres abafados. E mais uma vez confiando em DEUS ,serão revelados. É porque o povo não denuncia, mas com certeza tem Bombas para estourar.

  12. Juliana Lima

    Esse comentário da Mariana Soares resume toda ideologia da política zebróide de Salgueiro:

    “Os coitadinhos que votaram neles quando muito, ganham um salário mínimo”.

    Reflete todo o fisiologismo zebróide onde o povo vota não por ser o melhor, mas o grupo do toma lá, dá cá.

  13. Mariana Soares

    Este caso é muito grave. Pra mim, até então, Dona Creuza era uma referência, uma pessoa tida como zeloza e muito honesta. Uma mulher religiosa e ligada à educação. E o caso aparece logo em verbas da educação ? Meu Deus, o que falta acontecer mais em Salgueiro ?

    E como o caso está afeto à Justiça Federal, deve ser muito grave .

    Assim, já decidi que não vou votar mais em Dona Cruza para deputada.

    Tem nada não, ela é aposentada e ainda ganha muito dinheiro no Mãe Coruja. Airinho também tá lá no Palácio, ganhando um bom dinheiro.

    Os coitadinhos que votaram neles quando muito, ganham um salário mínimo.

    Ninguém acredita mais no prefeito, que também está carregado de processo nas costas. É outro ficha suja !

  14. Sandra

    Acredito realmente que ninguém é perfeito, mas daí a julgar que tudo que acontece no município é culpa e obra do prefeito(a) isto realmente é burrice, agora me pergunto: Se Alvinho investigando as gestões de D. Creuza e Dr. Marcones, ele encontrou tanta coisa errada, imagina quando ele chegar nas gestões anteriores comandadas pelos leões? realmente não sei se Salgueiro continuará no mapa após tanta sujeira.

      1. Sandra

        Coisa feia chamar quem nem conhece de otária e eu nem citei esse tal de GONZAFA que vc falou, e Alvinho realmente não está investigando, ele está só na espreita atrás de qualquer boato para fazer um rebu qualquer com ou sem fundamento tanto faz, ele quer é se fazer presente, e isso é uma pena pois sei que ele poderia fazer muita coisa boa, mas está muito ocupado tentando derrubar os outros.

    1. Arlete

      A investigação não é de Alvinho, provavelmente foi alguma denúncia do Ministério Público, portanto, se houvesse alguma coisa de outras gestões já teria aparecido, é que os leões não eram inteligentes, faziam as coisas descaradamente, as zebras não, é tudo por debaixo dos panos, pregando a honestidade, não podemos esquecer também da quantidade de recursos recebidas nesses últimos anos, dava pra fazer melhorias para cidade e ainda aumentar o patrimônio de muita gente que andava puxando uma cachorra, mas não, encheram os bolsos, deram umas medalhas, fizeram um pouquinho ali, outro acolá, enganam o povo e os bestam acham que são honestos, pagar funcionário é obrigação, acorda Salgueiro!

  15. Everton

    Nós, meros eleitores, ficamos sabendo de diversas irregularidades desse povo “santo” mas nas campanhas, os adversários ao invés de tornar público, elogiam. Parece cumplicidade, o famoso rabo-preso.

  16. Abnilton Nunes

    Só pra refrescar a memória…Tem algum leão ficha-suja ou com contas rejeitadas em algum tribunal? Mas pode esperar: irão à praça pública dizer que foi um equívoco e que isso é um factóide e mesquinharia política de Alvinho e Gonzaga. Creuza Pereira é FICHA-SUJA, É FEDERAAAAAAAAAAALLLLLLLL

  17. Guilherme

    Trocaram 6 por meia duzia… ( Creuza por Dr. Marcones ). É tudo farinha do mesmo saco. E os bestas enchendo os bolsos dessas peças.

  18. Paulo Santos

    Então quer dizer que “Santa Creuza” não é tão santa assim? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Não sei pq não estou surpreso.