EUA preparam onda de detenções de imigrantes clandestinos, diz imprensa

Os Estados Unidos preparam a detenção de 2 mil imigrantes sem documentos que chegaram com suas famílias ao país. A operação pode começar nesse domingo (23), informaram vários meios de comunicação locais.

O presidente Donald Trump prometeu na segunda-feira que, na semana que vem, a polícia migratória começaria a expulsar “milhões” de imigrantes ilegais estabelecidos nos Estados Unidos, sem dar mais detalhes.

O tuíte acelerou os preparativos iniciados há semanas e, segundo fontes anônimas citadas por “Washington Post”, NBC e CNN, as detenções poderiam começar ao amanhecer deste domingo em uma dezena das principais cidades do país, incluindo Houston, Chicago, Nova York e Miami.

Os imigrantes que não se apresentaram a audiências judiciais ou que receberam notificações de expulsão poderão ser detidos em casa ou local de trabalho.

No entanto, o secretário interino de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Kevin McAleenan, duvida sobre certos aspectos da operação, disse a imprensa norte-americana. Ele destacou particularmente o risco de se separar as famílias, por exemplo, se as crianças estão em situação legal mas seus pais não.

Fonte: G1