Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

EUA denunciam corrupção em Copa do Mundo de 2010

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch, denunciou nesta quarta-feira um esquema de corrupção na atribuição da Copa do Mundo de 2010 à África do Sul e na organização da Copa América do Centenário, que acontecerá em 2016 em solo americano.

Os valores pagos pelas autoridades sul-africanas ultrapassariam os 10 milhões de dólares. Na Copa América, os pagamentos chegariam a 110 milhões de dólares.

“A Copa do Mundo de 2010 foi a primeira realizada no continente africano, mas, mesmo para este evento histórico, dirigentes da Fifa e outros corromperam o processo por meio de propinas para influenciar a decisão da atribuição da sede da competição”, lamentou Lynch numa entrevista coletiva.

“São apenas acusações”, rebateu Dominic Chimhavi, porta-voz da federação sul-africana de futebol, procurado pela AFP. “Ninguém está sendo investigado aqui”, garantiu, recusando-se a fazer mais comentários sobre o assunto.

A respeito da Copa América do Centenário, a secretária de justiça americana também fez acusações pesadas.

“As investigações revelaram que aquilo que deveria ser uma manifestação esportiva foi usado como um veículo para uma rede maior encher os bolsos de executivos, com subornos que somam 110 milhões de dólares”, explicou.

– Maletas num hotel –

Uma acusação formal aberta em Nova York alega que o ex-vice-presidente da Fifa Jack Warner, 72 anos, desviou uma “parte substancial” dos fundos para seu uso pessoal.

O documento afirma que a Warner e sua família cultivaram laços com as autoridades do futebol sul-africano que remontam ao início dos anos 2000 e a primeira e frustrada candidatura do país para sediar a Copa do Mundo em 2006.

Fonte: AFP