Vida FM Salgueiro FM

Estágio vai ser debatido no “1° Seminário da UFPE no mundo do trabalho”

O Campus Caruaru da UFPE realiza no próximo dia 18 o “1° Seminário da UFPE no mundo trabalho – As Perspectivas da Formação”, com palestra do procurador do Trabalho José Adilson Pereira da Costa tratando dos aspectos legais do vínculo de estágio. Aberto ao público, o evento acontece a partir das 14h.

O tema estágio é uma das principais demandas do Ministério Público do Trabalho (MPT) no que diz respeito a fraudes trabalhistas. Em Pernambuco, o MPT tem uma série de procedimentos sobre o assunto.

Segundo José Adilson, o que mais se observa são empresas (públicas ou privadas) usando estagiários como mão de obra efetiva, porque são mais baratos. Também se constata a falta de fiscalização das instituições de ensino do cumprimento do contrato.

“O estágio é ato educativo que tem por objeto complementar o ensino e a aprendizagem; deve ser planejado, executado, acompanhado e avaliado em consonância com os currículos, programas e calendários escolares; deve proporcionar experiência prática na linha de formação do estagiário; é sempre curricular e supervisionado (seja obrigatório, seja não obrigatório), assumido intencionalmente pela instituição de ensino”, afirma.

Da redação do Blog Alvinho Patriota