Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Estacionamentos de VANS (Lotações): Um desrespeito a todos os salgueirenses

20141209_102446[1]Meu caro Alvinho Patriota, sempre que sou obrigado a transitar pelas vias públicas de nossa cidade, sinto logo uma grande aflição, principalmente quando imagino que tenho de estacionar em algum local do centro, ou seja, tentar encontrar algum lugar que possa colocar meu carro. Em toda extensão da Rua. Osmundo Bezerra -, que chamávamos antigamente pelo nome de “Rua da Cebola”, porque existia a venda desse produto nos dias de feiras (sábados), é o maior suplício, vez que incrivelmente tornou-se um completo “ponto de apoio” das VANS (lotações), que trazem pessoas dos municípios circunvizinhos, principalmente das cidades de Cedro, Cabrobó, Mirandiba, Verdejante, Serrita, Terra Nova, Penaforte/CE e outras mais, as quais permanecem paradas durante quase todo o dia na frente das lojas e, em especial, da agência do Banco do Brasil.

Quem precisa resolver algum assunto principalmente nessa instituição bancária -, que é a principal dessa localidade, tem que se contentar em estacionar o seu carro lá pelas imediações do estádio de futebol, ou na melhor das hipóteses próximo a antiga Casa de Saúde, se tiver a sorte de encontrar alguma vaga. Imagina uma pessoa ter que sacar alguma importância relevante naquela agência e sair andando a pé até o carro carregando um pacote de dinheiro, vez que infelizmente não conseguiu estacionar seu carro mais próximo ao banco. É um prato cheio para os larápios que infestam nossa Salgueiro!

Isso me revolta, causa-me muita indignação ver as ruas da minha terra invadidas por lotações, que além de apoderar-se das vagas destinadas aos clientes dos bancos e casas comerciais de quase toda a cidade, também atrapalham o trânsito, pois os seus veículos ainda tomam quase que a metade da via pública, por serem mais extensos, impedindo que os veículos trafeguem normalmente. Para ilustrar – e provar, o que afirmo, tomei o cuidado de fotografar a frente do Banco do Brasil, no dia 09 próximo pretérito, por volta das 10:30 horas, aonde podemos ver claramente o caos provocado pela ditas “lotações”, vendo que estão estacionadas naquela área nada menos que 6 (seis) veículos de passageiros, conturbando completamente o fluxo dos veículos que transitam naquela via PÚBLICA.

Enfim, no centro da cidade torna-se absolutamente impossível estacionar sequer uma bicicleta. Não há vagas, porque os motoristas das ditas lotações se arvoram de “donos” das frentes dos bancos e lojas comerciais e ficam parados durante todo o dia com os seus carros – não somente as imensas VANS, mas outros veículos menores (lotações) que comumente ficam parados nas Ruas Antonio Caboclo e Dr. Herick Ribeiro.

Noutro dia, aconteceu comigo um fato um tanto hilariante, na frente do Banco do Brasil, quando fui fazer umas compras no comércio do amigo “Pregrinho”, e pagar umas contas na Lotérica “Bolão Lotérias” – que são vizinhos, e por um breve lapso de sorte fui contemplado com uma vaga que incrivelmente estava livre, estacionando o mais depressa possível o meu carro. Acredite, fui tomado de um grande susto, pois um cidadão (motorista de uma VAN) que jamais vi na minha vida, mesmo tendo nascido há muito tempo aqui em Salgueiro, me abordou irritado, batendo no capuz do meu carro, dizendo: “Ganhou dessa vez, 1X0 pra você!”, “tomou a minha vaga de estacionamento”; frise-se, ele disse: “MINHA”, porque certamente antes já havia feito na sua imaginação o ato de esbulho possessório da via pública para si e, dessa forma, tornou-se senhor legítimo e possuidor daquela bendita vaga de estacionamento. E a história não ficou por ai, o dito “donatário” da vaga de estacionamento da frente do Banco do Brasil, na arrogância que é peculiar à esse tipo de gente, tivera a petulância de obrigar-me a retirar o meu carro daquele local, pois iria colocar a sua linda VAN, a qual passaria todo o dia ali, estacionada, esperando a chegada dos seus eventuais passageiros. Tirei por menos, fechei meu carro, olhei bem direitinho pra gravar a fisionomia dele, precavendo-me de algum tipo de retaliação posterior, a exemplo de aparecer qualquer dano no meu carro, e fui tranquilamente resolver meus negócios.

É isso aí, Salgueiro tornou-se terra de ninguém, o trânsito – se assim podemos denominar, passou a ser um verdadeiro tormento – é mesmo uma esculhambação total, é uma bagunça generalizada até para quem anda a pé, pois as calçadas também estão tomadas por camelôs, barracas, caixas de sons das lojas, produtos diversos etc., e não pertencem mais aos pedestres, estes se quiserem andem pelo meio da rua, atrapalhando mais ainda o trânsito e até sendo sujeitos a um atropelamento.

As MOTOTAXIS – sem palavras! Em cada esquina tem uma associação, com aqueles “jiraus” improvisados, que além de enfeiar mais ainda as ruas – todas esburacadas, diga-se de passagem, tomam também o lugar dos carros, dos pedestres, enfim, aqui está parecendo mais com o trânsito da Índia, é uma verdadeira “casa de mãe Chica”, todo mundo manda, menos quem deveria -: o Poder Executivo.

Vale deixar ressaltado que, em nosso município tem em vigor (ainda) a LEI N° 1.540/2006 – Lei de Edificações e Posturas Municipais, na sua SEÇÃO III, dispõe sobre o Trânsito Público, prevendo:

“Art. 204 – O trânsito, de acordo com as leis vigentes, é livre, e sua regulamentação tem por objetivo manter a ordem, a segurança e o bem-estar da população.

Art. 205 – À Prefeitura assiste o direito de impedir o trânsito de qualquer veículo ou meio de transporte que possa ocasionar danos à via pública ou à população.

Art. 206– É proibido embaraçar o trânsito ou molestar os pedestres por:

 I – Estacionar veículo nas calçadas;

 II – Estabelecer comércio ambulante nas vias públicas;

 III – Conduzir, pelos passeios, volumes de grande porte;

 IV – Conduzir, pelos passeios, veículos de qualquer espécie”.

                        (original sem grifos e destaques)

Certa vez disse-me um rapazinho petulante -: certamente mais um dos “puxas sacos do prefeito”, que eu não era engenheiro, na oportunidade que fiz uma crítica sobre a construção do “monumental” estádio de futebol (inacabado até hoje), pois eu não passava de um simples Advogado. Antecipando-me, certo que irão aparecer alguns defensores do senhor prefeito, na ânsia única de bajular-lhe, deixo logo esclarecido que não sou engenheiro mesmo – muito menos de trânsito, também não sou e nunca fui guarda de trânsito, nem qualquer outra coisa afim, não preciso de formatura nenhuma para ver a olhos desarmados a verdadeira bagunça que é o trânsito da minha querida cidade, basta tão somente tentar estacionar o meu carro em qualquer uma das ruas do centro, impossível!

Finalmente, para não ficar a minha indignação sem nenhum sentido, resta fazer uma simples sugestão, mesmo sabendo que jamais será aceita por esse desgoverno que está aí, ainda que comungasse com a sua facção política – que acredito jamais participar, saliente-se, que cinge-se na adoção de apenas duas medidas: a primeira, retirar e impedir o estacionamento de VANS e lotações de qualquer tipo na área central da cidade – nas frentes de bancos e lojas, colocando todas elas num único local específico, perto do centro, a exemplo do terreno baldio dos fundos da Escola Dom Malan e/ou na frente mesmo dessa instituição de ensino, já que a feira semanal (sábado) foi retirada daquele local; a segunda, regulamentar os “jiraus” das moto taxis, impedindo-as de se alocarem aleatoriamente nos locais que eles bem aprouverem, desafogando tanto os passeios públicos quanto as próprias ruas, dando vez aos pedestres, pois as calçadas são deles (pública), e não de ponto de moto taxistas e dos donos das lojas que colocam seus produtos impedindo o passeio público.

Para finalizar, repita-se: deixo claro que não sou engenheiro civil, muito menos de trânsito, tampouco um VEREADOR –, os que estão aí já deveriam ter pensando nisso tudo a muito tempo, mas sou apenas um cidadão filho nato de Salgueiro, que acima de tudo amo e preocupo-me com a imagem da minha terra e, principalmente, com o bem-estar social.

Enviado José Allan Alencar Roza

10 comentários sobre “Estacionamentos de VANS (Lotações): Um desrespeito a todos os salgueirenses

  1. Fabio

    Realmente, o centro comercial de Salgueiro é um caos. Muita van, muito ponto de moto-taxi e muita barraca de feira. Resultado: Trânsito congestionado, ruas sujas de verdura podre e tudo que não presta.

    Em Serra Talhada, cada cidade circunvizinha tem um ponto destinado às suas lotações, inclusive com placas indicativas.

    Medidas: Zona azul, pontos exclusivos para os moto-taxis, camelódromo, estabelecimento para os vendedores de frutas e verduras, asfaltamento das ruas do centro comercial, lixeiros espalhados em cada esquina e ponto destinado às vans de cada cidade.

  2. carlos alberto santos

    se o prefeito arrumar um ponto para as vans o povo que vem com as vans não vai deixar de da lucro ao comercio local, é porque quando a pessoa deixa a razão e passa a falar e pensar por partido bajulando prefeito mesmo errado, fica com os pensamentos distorcido.

  3. SÁVIO BARROS

    SALGUEIRO CRESCEU E NÃO É MAIS AQUELA CIDADEZINHA POUCO MOVIMENTADA DO TEMPO DA FEIRA DA CEBOLA ALI PERTO DO BANCO DO BRASIL.
    OS DONOS DE VANS SÃO PESSOAS ÍNTEGRAS,TRABALHADORAS E MERECEM ESPAÇO DE TRABALHO.
    LEMBRO QUE A PREFEITURA JA TENTOU SOLUCIONAR O PROBLEMA DO AFOGAMENTO DO TRANSITO NO CENTRO DA CIDADE;E O QUE ACONTECEU!,OS PROPRIOS COMERCIANTES CAIRAM EM CIMA DA GESTÃO MUNICIPAL ALEGANDO QUE SE ESSES TRANSPORTES FOSSEM RELOCADOS DALI PARA OUTRO LOCAL,O COMERCIO TERIA PREJUIZO.
    LUTAR COM GENTE NÃO É COISA FÁCIL,POIS CADA UM TEM SUA OPINIÃO PRÓPRIA.
    QUEM TÁ FORA DO PODER ACHA QUE TUDO SE RESOLVE FACILMENTE,MAIS SABEMOS QUE NÃO É ASSIM QUE AS COISAS FUNCIONAM.
    O QUE SE ESPERA,É UMA REOGARNIZAÇÃO DO TRANSITO NO MUNICIPIO,ONDE NINGUEM SAIA PREJUDICADO;POIS TAMBEM,OS PASSAGEIROS DE VANS,TEM COISAS PRA RESOLVER NOS BANCOS,LOTERICAS,FARMACIAS,ETC,E TRAZEM MUITO LUCRO AJUDANDO ESTA CIDADE A CRESCER.
    VAMOS ESPERAR DO NOSSO GOVERNO,QUE FAÇA ESSAS MUDANÇAS GRADATIVAMENTE,DISCUTINDO COM A SOCIEDADE GERAL.
    SÁVIO BARROS,UMÃS-PE

  4. paulo

    PARABENS, PARABENS , PARABENS, GRAÇAS A DEUS APARECEU O VERDADEIRO SALGUEIRENSE, INFORMANDO A POPULAÇÃO AS INUMERAS IRREGULARIDADES EXISTENTE NESTA ADMINISTRAÇÃO PIFIA DO SR. PREFEITO, MAIS O QUE MAIS DEIXA REVOLTADO É COMO O PREFEITO VAI AS RADIOS E FALA QUE ESTA TUDO AS MIL MARAVILHAS O TRANSITO DE SALGUEIRO, ISTO É UMA VERGONHA

  5. Tamara Freitas

    Concordo com o senhor Leonardo, realmente eles deveriam ter agilizado o processo de municipalização porém não o fizeram, então o que nos resta é esperar, não deixando correr a rédias soltas mas sim procurando estar a par de tudo que tem acontecido, como por exemplo em relação aos agentes de transito as licitações que já foram realizadas, como por exemplo os fardamentos dos agentes, carros, motos, moveis, computadores pra estruturação da Diretoria de trânsito, então o que se pode concluir com isso é que eles tem corrido atrás do prejuízo e não estão de braços cruzados, certo que não fazem mais que a obrigação porém não é um processo fácil, mas que esta caminhando. Assim como tantos outros agentes que aguardam ansiosamente a convocação eu também aguardo, e peço que quando essa comissão estiver pronta que eu também esteja nela. obrigada!

  6. artur junior

    Pode dizer que Salgueiro é pequeno, não tem recursos, não tem espaços ou outras desculpas, mas basta ir até Arcoverde-PE, que têm o mesmo porte e encontrará uma cidade organizada. As lotações tem local que a prefeitura construiu com banheiro, cobertura e toda infra-estrutura para os visitantes que venham comprar na cidade implantou zona azul, interditou ruas deixando em uma unica via e principalmente sinalizou.

  7. carlos alberto santos

    esta esperando chegar perto das eleições para ele enganar,mentir,manipular, como ele sempre fez e vai fazer.esta na hora de mudar e da a resposta a esse prefeito.

  8. Eva

    Gostei bastante do seu texto, verdadeiro e expressa o que a maioria das pessoas pensam de salgueiro.
    Gostaria de deixar meu cometário, mesmo não entendendo de trânsito. Aquele espaço que fica na bomba em frente a frigo boi, porque não aproveita e faz ali o estacionamentos das vans? prá que serve aquele espaço? Vejo as vezer carros velhos quebrados ali dentro…

  9. Marcos Antonio Lustosa Falcão

    Caro amigo José Allan, deixo aqui minha indignação do descaso das autoridades políticas da nossa querida cidade de Salgueiro, pois por várias vezes mim dirigi a alguns vereadores para falar sobre o caos que se encontra o trânsito de Salgueiro, com as referidas vans “invadindo” as principais ruas do centro.Na oportunidade sugeri que deslocassem todos os veículos de transporte coletivo de passageiro para uma possível rodoviária à ser construída em local adequado, porém nunca tomaram nenhuma iniciativa.

  10. leonardo

    muito bem doutor ze alan. estamos precisando de gente como o senhor pra denunciar o q ta a vista de todos, concurso ja teve, agentes de transito e fiscais de transitos prontos para trabalhar isso ja tem, mas fica a pergunta? o q o poder municipal esta esperando pra ajeitar isso, se sabiam em 2012 que teria burocracia pra municipalizar o transito, por q não agilizaram essas coisas? lembrando que o concurso foi em 2012, e pelo que to vendo esse prefeito vai empurrar com a barriga até o final como ele ta fazendo agora sem dar satisfações aos concursados e nem um certificado de um curso que foi feito em março deste ano a prefeiutura não entregou, estou fazendo uma comição para procura-lo obrigado