Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Escolha de presidente da Fifa põe Europa contra Ásia, África e Caribe

As 209 federações da Fifa iniciarão nesta sexta-feira (12h no horário do Brasil) em Zurique a votação para escolher seu novo presidente, em meio ao maior escândalo da história da organização.

O favorito Sepp Blatter está concorrendo para se reeleger para um quinto mandato. Seu único rival é o príncipe jordaniano Ali bin al-Hussein.

A votação ocorre dois dias após sete dirigentes terem sido presos em Zurique em uma operação deflagrada por investigação do Departamento de Justiça dos EUA de alegações de corrupção entre a entidade, empresas de marketing esportivo e transmissoras.

O Brasil será representado pelos presidentes da Federação Goiana de Futebol, André Pitta, e da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, já que o presidente da CBF, Marco Polo del Nero, abandonou subitamente o congresso da entidade em Zurique, na manhã de quinta-feira, e retornou ao Rio de Janeiro, onde desembarcou na manhã desta sexta.

Segundo a assessoria da Fifa, Del Nero não explicou os motivos de seu retorno antecipado.

De acordo com o perfil de Blatter no site da Fifa, “suas principais aspirações são credibilidade, transparência, e ‘fair play'”. Sua filosofia é “futebol para todos, todos para o futebol”.

Já o príncipe Ali afirma que seu objetivo é “tirar o foco sobre a polêmica administrativa e redirecioná-lo ao futebol” e fazer da Fifa uma organização mais justa e transparente.

Fonte: BBC