Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Escola Aura Sampaio vence prêmio nacional com projeto inovador de combate ao Aedes aegypti

Mediante um projeto sobre o uso do líquido da castanha de caju para combater mosquitos hematófagos, como o transmissor da dengue (Aedes aegypti), a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Aura Sampaio Parente Muniz recebeu o prêmio nacional “Respostas para o Amanhã”. A unidade escolar localizada em Salgueiro ganhou da Samsung, realizadora do prêmio, uma viagem de Intercâmbio Científico Cultural em São Paulo-SP e foi contemplada com o “Selo Digital de Vencedor Nacional”. Viajaram para a capital paulista alunos do 3° Ano “A”, a professora Uanne Freire, a auxiliar de gestão Mércia Cristina e a gestora Ana Célia.

O projeto que recebeu destaque, intitulado “Avaliação do efeito larvicida do líquido da castanha de caju em mosquitos hematófagos”, foi desenvolvido pelos alunos do 3° Ano “A” com coordenação da professora Uanne Freire. O trabalho foi feito entre 2016 e 2017, quando Pernambuco registrou quase 13 mil casos de zika e 130 mil casos de suspeita de dengue. Considerando questões pesquisadas em sala de aula na disciplina de Biologia, os estudantes foram provocados a pensar soluções alternativas para o combate ao Aedes aegypti.

Com base em estudos já existentes sobre o potencial larvicida do líquido da castanha do caju (LCC) e com apoio de um engenheiro agrônomo, os alunos passaram a prototipar e desenvolveram a substância em diferentes formatos (pastilha, gel e líquido) para testar o grau de eficácia de cada uma contra o vetor. A iniciativa rendeu reconhecimento do prêmio ‘Respostas para o Amanhã”, que tem objetivo de incitar e difundir projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio em todo o país.

Da redação do Blog Alvinho Patriota