Vida FM Salgueiro FM

Enfermeira do Hospital Regional de Salgueiro entrega abaixo-assinado ao governador pedindo UTI Neonatal

Ao longo do Seminário Todos por Pernambuco, realizado em Salgueiro na manhã desta sexta-feira, 23, o governador Paulo Câmara recebeu um abaixo-assinado pedindo a instalação de uma UTI Neonatal no Hospital Regional Inácio de Sá (HRIS). O documento foi entregue pela enfermeira neonatologista da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal, Josefina Matias.

Na tribuna, ela frisou que o Hospital Regional de Salgueiro é referência em assistência materno-infantil na região, realizando quase três mil partos por ano. Lembrou que a criação da UCI reduziu a mortalidade materna, mas os profissionais ainda enfrentam dificuldades quando crianças nascem prematuramente. “Considerando o déficit de UTI Neonatal e Pediátrico, muitas vezes nós colocamos os bebês em transportes e não conseguimos vagas em UTI”, lamentou.

A profissional informou que o hospital precisa de seis leitos de UTI Neonatal e quatro pediátricos para atender aos pacientes de toda a região, inclusive de cidades que não são da alçada da unidade, como Serra Talhada. “Este ano atendemos cinco prematuros extremos [de Serra Talhada] e atendemos com a maior satisfação, porque nós somos um hospital de portas abertas”, afirmou, arrancando aplausos da plateia.

Subscrito por todos os médicos pediatras e enfermeiros neonatologistas do HRIS, o abaixo-assinado foi repassado em mãos pela enfermeira ao governador. Presente no local, o secretário estadual de Saúde, André Longo, acompanhou tudo de perto.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

4 comentários sobre “Enfermeira do Hospital Regional de Salgueiro entrega abaixo-assinado ao governador pedindo UTI Neonatal

  1. Rivaldo Ferreira de Siqueira

    Seria de vital importância uma UTI Neonatal para Salgueiro e todo o Sertão, a questão é o compromisso desse Governo com o Sertão, Se ele não é capaz de concluir um IML que tem mais de três anos que está parada, e o pagamento da UTI do pronto Socorro sempre está atrasado em três ou quatro meses atraso com o pagamento sempre feito em valores bem inferiores ao débito e por isso tem ameaças de parar o atendimento, Esse Governo até hoje não tem o menor respeito pelo Sertão.

  2. Alexandra Mairins

    “Venho parabenizar a enfermeira “Jo” profissional exemplar e humana, ao qual tenho extrema gratidão, tanto a ela como toda a equipe da UCI do hospital regional da nossa Salgueiro, o meu filho Daniel nascido em tempo prematuro ao qual não obtivemos na rede particular a assistência médica que a UCI do hospital regional nos ofereceu. Trabalho este que merece respeito e total reconhecimento.

  3. Machado Freire

    O clamor de Josefina – de forma profundamente humana e SENSATA, dói em todos nós que temos alma, coração e sensibilidade política.

    Ora, se fecharam a única maternidade que o município e a região dispunha e o Hospital Regional passou a assumir toda a responsabilidade sozinho, lógico que o estado precisa, sim, adequar esta importante unidade às condições necessária de atendimento pleno.

    Sem uma UTI, como bem define a enfermeira, as dificuldades são tremendas.

    Temos todos que entender que o regional é mais do que regional: ele é único pra tudo no atendimento em alta, baixa e todas as complexidades (e complicações).

    Portanto, senhores vereadores, esqueçam o calçamento e cobrem melhores condições para este hospital que é tudo, quase milagroso no atendimento aos sertanejos de Pernambuco, da Bahia, do Ceará…

    E não é por favor, não, é por entender que o mais importante é a VIDA !!!!

    1. Nadileide costa

      Parabéns…pela atitude…está de parabéns mesmo!Graças a Deus ainda temos ser humano assim no hospital de Salgueiro…Fico muito feliz!Amém senhor!