Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Embrapa inicia o SemiáridoShow 2017 em Petrolina

Teve início nessa terça-feira (07) a 7ª edição do SemiáridoShow, realizada em Petrolina pela Embrapa e parceiros. Considerada a maior feira da agricultura familiar, a SemiáridoShow é promovida a cada dois anos com inovações tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa e demais instituições. A finalidade é ajudar os produtores a conviver com a seca e utilizar de forma mais eficiente os recursos locais. O evento segue até sexta-feira (10) com a exposição de mais de 100 tecnologias, 50 minicursos, seis seminários temáticos e o Festival de Sabores da Caatinga.

A solenidade de abertura aconteceu ao ritmo do Reisado do Lambedor, comunidade quilombola do município de Lagoa Grande-PE. Participaram da abertura, agricultores de diversos estados nordestinos, autoridades municipais, estaduais e federais, representantes de movimentos sociais, instituições financeiras, assistência técnica, pesquisadores, técnicos e analistas de 15 unidades da Embrapa.  

Em seu discurso, o chefe-geral da Embrapa Semiárido, Pedro Gama, destacou o papel fundamental de todos os parceiros para viabilizar o evento. “Esse não é um evento da Embrapa, mas do setor, de instituições que acreditam no Semiárido. Esse é um espaço de diálogo, que tem sido o diferencial desse evento. Nós temos o espaço de demonstração das inovações, mas também ampliamos ano a ano esse espaço de diálogo. Nós trazemos inovações, não apenas agrícolas, mas também buscamos discutir outras oportunidades de renda, a exemplo do turismo rural. Também vamos mostrar o que nós temos de mais rico, que é a nossa cultura, vamos mostrar aqui os sabores da Caatinga, e muito mais”, disse.

Também discursaram o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, o chefe regional do Departamento de Transferência de Tecnologia, Fernando Amaral, o representante da Articulação Nacional do Semiárido (ASA), Cícero Félix, e a presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Petrolina (Sintraf), Isália Dasmacena, que conclamou os participantes a aproveitarem ao máximo as oportunidades oferecidas na feira. “Quero pedir a vocês que durante essa semana aprendam tudo que o Sebrae e a Embrapa têm para ensinar em cada curso, cada seminário”, destacou.

Da redação do Blog Alvinho Patriota