Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Em Salgueiro o socorro não aparece quando mais se precisa

Apenas nesse fim de semana, segundo enfermeiras do Hospital Regional Inácio de Sá, foram registrados 21 acidentes de motos em Salgueiro, todos atendidos naquela unidade de saúde. A maior parte dos casos, resultado de falta de atenção no trânsito, imprudência ou consumo de bebidas alcoólicas. Com apenas uma ambulância, doada ano passado pela Secretaria Estadual de Saúde, que também prometeu uma UTI Móvel, mas não a enviou, o Hospital Regional de Salgueiro não consegue dá conta da demanda. São vários municípios atendidos em toda região.

O socorro que muitas vezes demora a chegar, quando chega pode ser tarde demais. Passou da hora de as pessoas deixarem o partidarismo de lado e pensarem no bem conjunto de toda a população salgueirense. O fato de o vereador Alvinho Patriota (PV) clamar por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), 192, para Salgueiro há vários anos, não é motivo para que o serviço deixe de ser implantado no município. Se o SAMU vier para Salgueiro não será apenas uma conquista do parlamentar pertecente ao Partido Verde, mas sim de todos os moradores da região.

Atualmente o que está em jogo em Salgueiro não é uma disputa política. Quem faz mais, quem fez menos, o melhor prefeito, quem calçou mais ruas em toda a história… O município precisa urgente de melhorias significantes em vários setores. Não queremos aqui fazer o papel de carrasco do Poder Executivo, no entanto damos voz e vez à população, sem censura.

Semana passada uma empresária prendeu o braço numa máquina de fazer massa de pão, por sorte é conhecida na cidade e rapidamente seus amigos mobilizaram “mecânicos”, que conseguiram desmontar o objeto e socorrê-la. Porém, se o caso tivesse ocorrido na periferia da cidade, será que a vítima não estaria com o braço amputado?

O motociclista socorrido ontem pela “pessoa” de Alvinho Patriota deveria ser socorrido por uma equipe treinada, para que ele não perdesse tanto sangue, mas onde estava essa equipe quando mais se precisa dela? Apesar de tantos investimentos federais e estaduais, o município de Salgueiro provavelmente continuará por muitos anos com mecânicos socorrendo pessoas, já que animais disputam eleições no lugar de seres humanos.

Por Chico Gomes – artigo de opinião

8 comentários sobre “Em Salgueiro o socorro não aparece quando mais se precisa

  1. ERNANDI SANTOS

    Parabéns, Quero aqui parabenizar os organizadores do Festival da Sofona,em salgueiro,com Alta qualidade por parte dos apresentados,adorei!,apesar da ameaça de chuva,era preciso cuidar, para que o corpo de jurados estivessem sobre uma coberta!, e quem sabe tabém o publico!,fora isso parabéns!

  2. Anna Júlia

    LAMENTAVALMENTE, SALGUEIRO AINDA NÃO DISPÕE DE SERVIÇO DE ATENDIMENTO MOVEL DE URGENCIA. QUANDO A GENTE BEM PENSA NA SITUAÇÃO DE UM IDOSO, UMA GESTANTE, UMA CRIANÇA…

    NÃO DEVEMOS JULGAR QUE OS ACIDENTES ACONTECEM PORQUE SALGUEIRO NÃO POSSUI ESTE SERVIÇO.
    QUANDO UM ACIDENTE ACONTECE, NOS NÃO DEVEMOS SAIR COMENTANDO E JULGANDO PESSOAS ENVOLVIDAS DIRETA OU INDIRETAMENTE, SEM CONHECIMENTO DA CAUSA.
    PARECE MAIS FACIL FALAR DO ACIDENTE DEPOIS QUE ACONTECE… VAMOS PENSAR NA PREVENÇÃO. ESTE É MAIS IMPORTANTE. AS CAMPANHAS DO TRASITO EXISTEM! MAS PARECE QUE NÃO FAZ EFEITO. OU AS MULTAS ESTÃO MUITO BRANDAS, E A REPRESÃO NÃO EXISTE… ACHOE QUE NENHUMA DAS DUAS. AS POLICIAS DE UM MODO GERAL TEM MELHORADO MUITO E VEM DESEMPENHADO UM BOM TRABALHO. MAS A POPULAÇÃO NÃO COLABORA. ESTA MESMO FALTANDO É EDUCAÇÃO E RESPEITO POR PARTE DE QUEM GUIA UM VEICULO. É ISSO! ANDE DIREITO E RESPEITE O DIREITO DOS OUTROS! BASTA DE DEMAGOGIAS E ACUSAÇÕES SEM LOGICA!

    1. Alvinho Patriota

      Concordo!

      Realmente deve ser intensificada camapnha educativa e mais rigo àquelas pessoas que não cumprem as normas – quer de trânsito, quer jogar lixo fora dos locais adequados, …

  3. ERNANDI SANTOS

    E nítido,a falta de assistência da prefeitura com os seus munícipies, em varias cidades, existem ambulâncias, e socorro para quem precisa,e não é necessário vereador ter ambulância, esse papel e mesmo da prefeitura.prefeito bom e aquele que cuida da cidade!,e dos cidadões,acho que Salgueiro tem capacidade para assumir esse papel,até quando vamos esperar o SAMUR? 2 ambulãncias atenderia muito bem os nossos acidentados,com uma central 24 horas,na sec. de saúde:seria necessário 6 motoristas socorristas e 6 socorristas ou emfermeiras, coordenados por 3 medicos, trabalhando todos com um plantão de 8 horas.Salgueiro,hoje tem um aporte crescente de entrada de impostos recebidos através do ISS das construtoras aqui concentradas, e empresas novas trazidas pelo grande crescimento
    de nossa cidade. outra situação é a do trânsito: só existe pressão por parte da prefeitura e governo estadual,(DETRAN),Agentes de transito,que vem e vão,só produzindo terror, e multas .sem uma EDUCAÇÃO DE TRANSITO,eficiente e bem feita desde mas escolas como em toda cidade.a população precisa reagir cobrando resposta.diretas e satisfatória.

  4. Jefferson

    Concordo! Agora não vamos só colocar a boca no trombone, não vamos ficar só fazendo… “Zuada”. Alguem tem que tomar uma atitude mais eficiente

  5. Elaine medeiros

    Sem querer ser repetitiva.ONDE ESTÃO OS RESPONSAVEIS PELO TRANSITO????Cadê as melhorias que foram prometidas?De que adiantou as famigeradas FAIXAS AMARELAS E SINAIS? CADE OS AGENTES CONTROLADORES DE VELOCIDADE E NORMAS CIVILIZADAS DO TRANSITO???So o prefeito e seu súditos não veem que a cidade está um caos, E PEDINDO SOCORRO.Pra completar nem sabemos mais que responde pelo transito, melhor seria se assumissem o caos deixassem tudo ao Deus dará,Talvez assim os proprios cidadãos, por eles proprios, tomassem as medidas paliativas.O acidente foi apenas mais um na estatistica, não vai comover nehuma autoridade, em breve cairá no esquecimento, apenas a vitima e sua familia juntamente com amigos mais proximos vão relembrar.Mais uma vez, a necessidade do serviço de urgencia, mais uma vez, um grito abafado da população.O povo espera pacientemente,submisso,ligado a um partidarismo familiar que não trouxe um real crescimento da cidade.A mesma disputa entre zebras e leoes voltará a tona em epoca de eleição tudo será esquecido na memoria curta dos apaixonados, ou befeficiarios do governo.É preciso acordar para o progresso,valorizar o seu poder de voto, dizer NÂO ao governo que não trabalha, não é solidario ao povo.Precisamos dar voto de confiança a outros que não se assumem como ZEBRAS E LEOES não somente ali, existem pessoas inteligentes e sérias, pessoas compromissadas em fazer valer o voto. Precisamos sair do ostracismo, dar um grito de independencia, ou viveremos eternamente sob a égide de familias que se auto titulam como mandatarias.

  6. arnaldo luciano de alencar

    O QUE PRECISAMOS É FAZER UM LEVANTE E RÁPIDO,A PREFEITURA ESTÁ POUCO LIGANDO PARA O QUE ESTÁ ACONTECENDO AQUI EM SALGUEIRO,PRECISAMOS É CHAMAR A IMPRENSA,FALADA,ESCRITA,TELEVISIVA E TUDO MAIS QUE FOR PRECISO,NÃO PODEMOS FICAR COMO ESTAMOS(ABANDONADOS PELOS PODERES PÚLBLICOS),TEMOS QUE FAZER ALGO,VAMOS COLOCAR A BOCA NO TROMBONE E MOSTRAR O CAOS QUE ESTÁ NOSSA CIDADE.

  7. Jefferson

    Antes de mais nada perdoe-me se eu for ignorante ou incoerente com as palavras que vou dizer.
    Vamos direto ao ponto: pessoas reclamando, nao faltam! Alvinho como um representante, líder ou qualquer coisa que seja, ajuda-nos bastante. Alias, não só Alvinho como qualquer outro parlamentar. Quem é que deve tomar alguma atitude agora: o povo, a prefeitura….o governo do estado? fulano? sicrano? Por onde devemos dar o primeiro passo(por mais pequeno que seja) para que pelo menos podemos ver algum avanço?