Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Em meio a ataques, mortes e falhas técnicas, eleição na Nigéria é prorrogada

Ataques, mortes, problemas técnicos e atrasos acabaram prorrogando até este domingo a votação nas eleições gerais da Nigéria – as mais disputadas desde a independência do país, nos anos 60.

A votação vem sendo acompanhada de perto pela comunidade internacional, já que a Nigéria é a maior economia da África e o maior produtor de petróleo do continente.

A prorrogação da votação ocorre, segundo autoridades locais, em apenas partes do país, e não em todo o território.

Ao menos 20 pessoas foram mortas em ataques perpetrados por homens armados em diferentes regiões durante a votação.

Antes da abertura das seções eleitorais, incidentes violentos deixaram outros mortos e feridos. Em Borno (norte), supostos militantes do grupo extremista islâmico Boko Haram mataram 25 pessoas na sexta-feira.

Mesmo diante da ameaça de violência por parte do Boko Haram, milhares de nigerianos saíram para votar.

“Já sofremos demais, tivemos de fugir das nossas casas por causa de tantos ataques”, disse a dona-de-casa Roda Umar. “Estou pronta para encarar o risco de votar.”

A eleição já havia sido adiada (originalmente, ela ocorreria em fevereiro) para permitir que o Exército retomasse territórios capturados pelo grupo extremista.

Em Enugu, autoridades descobriram um carro-bomba pouco antes de ele ser detonado. E também houve ataques no noroeste do país.

Em todos os casos, ainda não está claro se estavam ou não ligados a ações do Boko Haram.

Fonte: BBC Mundo