Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Em Harvard, Dilma diz que Lula ganha a eleição, faz autocrítica e evita falar de Moro

Dilma Rousseff falou na tarde de ontem a uma plateia ilustre em Harvard no seminário Brazil Conference, organizado pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), sobre o seu tema predileto — o “golpe” — mas não só. Falou também sobre Lula, democracia, eleições, crise, Lava-Jato e governo Temer.

Foi aplaudida (pouco) e vaiada (também pouco). E se disse preocupada com uma eventual prisão de Lula.

— Ele tem 38% nas pesquisas, depois de tudo o que fizeram com ele. Não me importa se ele ganhará ou perderá. Deixem ele concorrer para ver se ele não vence…

Seguiu o script esperado. Criticou a terceirização e o corte de gastos do governo Temer.

Sobre a Lava-Jato considerou que o governo Temer não está conseguindo contê-la. E, repetindo um discurso que já fazia enquanto presidiu o Brasil, afirmou que o seu governo viabilizou a delação premiada e a punição de corruptos.

E que jamais interferiu na Lava-Jato. Mandou um recado também: não é admisível que um juiz fale fora dos autos e que seja amigo do réu.

Dilma recusou-se, porém, a responder perguntas da plateia sobre Sergio Moro. Prudente, disse:

— Vocês estão doidos que eu responda sim ou não sobre as atitudes dele. Mas passo a pergunta.

Dilma condenou a criminalização da política, que “só favorece a direita atrasada”. Aplaudida moderadamente, complementou:

— Em 2018, o Brasil tem um encontro marcado com a democracia.

No meio da palestra chegou a reclamar dos organizadores por causa do tempo da palestra (neste sentido, está sendo a Dilma de sempre). Tempo curto para ela. Nem tanto para a plateia.

Na plateia, gente como Jorge Paulo Lemann, José Eduardo Cardozo, Fernando Haddad, Gilberto Gil, Eduardo Suplicy, Luciano Huck, Oskar Metsavaht e Nizan Guanaes.

Houve espaço também para autocrítica:

— O erro gravíssimo que cometi foram as desonerações. As empresas lucraram mais  e não repassaram para investimentos o que ganharam.

Fonte: Blog de Lauro Jardim