Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ebola nos EUA: erro em hospital pode ser causa de transmissão

A equipe do hospital que atendeu Thomas Duncan, que morreu devido ao ebola no Texas, cometeu um erro “claro” que resultou na transmissão da doença, segundo Thomas Frieden, diretor do Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), ligado ao Departamento de Saúde dos EUA.

O CDC confirmou que um exame em uma das profissionais de saúde que atendeu Duncan teve resultado positivo.

“Houve, claramente, uma violação no protocolo”, disse Frieden neste domingo. O diretor do CDC prometeu a realização de um inquérito para descobrir como ocorreu a transmissão da doença.

Segundo Frieden, a investigação vai se concentrar em possíveis violações durante dois “procedimentos de alto risco” com o paciente infectado, a diálise e a colocação de um tubo para facilitar a respiração de Duncan.

A mulher cujo exame resultou em positivo não conseguiu identificar qual foi a violação específica dos procedimentos que podem ter levado à sua contaminação.

Daniel Varga, do setor de Recursos de Saúde do Estado do Texas, informou que ela usou luvas, avental, máscara e proteção enquanto tratava do paciente durante a segunda e última internação.

Frieden, por sua vez, afirmou que a educação e treinamento dos profissionais de saúde vão aumentar e os mais medidas são colocadas em prática para reduzir o número de funcionários que tratam os casos de ebola.

Fonte: BBC Brasil