Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

“Duvido que há um empresário que vai dizer que pedi 10 centavos”, diz Lula em depoimento na Lava Jato

lulaO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva depõe à Justiça Federal de Brasília na manhã desta terça-feira, na ação em que é acusado de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. Lula depõe ao juiz Ricardo Soares Leite.

Na ação em que depõe, Lula é réu juntamente com o pecuarista José Carlos Bumlai, o banqueiro André Esteves, o ex-senador Delcídio do Amaral e mais três pessoas, todos acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, para que ele não firmasse acordo de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato.

Como essa ação penal é pública, o depoimento não é fechado, mas a Justiça Federal do Distrito Federal (DF) resolveu montar um esquema especial para o depoimento de Lula, com maior rigor no controle de entrada ao prédio.

O depoimento de Lula é acompanhado pelo Twitter do ex-presidente. Lula afirmou que, há dois anos, tem sido “vítima de um massacre”. “Um cidadão considerado o melhor presidente deste país, que saiu com mais de 80% de aprovação see vê em meio de machetes mentirosas de jornal”, afirmou.

Lula afirmou ainda que se ofende profundamente quando dizem que o PT é uma organização criminosa. E ainda afirmou: “eu duvido que há um empresário que vai dizer que eu pedi 10 centavos para ele. Não porque sou melhor que os outros. É que eu sabia que não podia errar. Eu não”.

Ele disse ainda que fica chateado com o que ele classificou como ilação feita no processo e que, segundo Lula, foi feita por Delcídio do Amaral. “Se tem um brasileiro que neste momento deseja a verdade, sou eu”, afirmou.

“Só tem um brasileiro que pode ter medo de uma delação do Cerveró. Era o Delcídio. Ele sim era próximo dele. Eu nunca fui próximo do Cerveró. Depois de presos há alguns dias, as pessoas começam a procurar um jeito de sair da cadeia. Acho que isso que aconteceu com o Delcídio”, prosseguiu o ex-presidente.

Lula ainda disse que acha “que tem alguém” instigando a falar em seu nome. “Depois de fazer a bobagem que fez, tinha que jogar nas costas de alguém”. O ex-presidente ainda afirmou que “parece que está virando costumeiro nos depoimentos a falta de compreensão do que significa um governo de coalizão em todo lugar do mundo. E você não monta maioria só com quem você quer. Os partidos que comportam a base do governo indicam para os cargos”.

Ele negou que definia cargos na Petrobras. “O presidente não indica, só recomenda ao conselho da empresa a partir da capacidade técnica das pessoas. A Petrobras é uma empresa de engenharia muito poderosa e você não pode indicar gente não qualificada”.

Lula ainda afirmou que sua relação com Delcídio sempre foi institucional e que não conhecia Cerveró. ” Só agora ele ficou famoso. Eu só o vi em reuniões. Portanto, não tinha nenhum interesse de indicá-lo”, disse.

Sobre José Carlos Bumlai, Lula afirmou que não é crime que o empresário ligue para ele. “Era meu amigo. Ele sabe que nossa relação não permitia discutir nenhum tipo de negócio (…) Eu duvido que o Bumlai ou qualquer outro empresário diga que eu os chamei para discutir qualquer promiscuidade. Eu sabia que não podia errar”, afirmou. Lula ainda afirmou que muita gente usa o seu nome em vão.

Fonte: Infomoney

Um comentário sobre ““Duvido que há um empresário que vai dizer que pedi 10 centavos”, diz Lula em depoimento na Lava Jato

  1. Jornalista Machado Freire

    Dez centavos é quase nada, não ?

    Daria para informar quem deu R$338 milhões para a campanha de Dilma /Temer – PT/PMDB?

    E explicar porque esse grupo abandonou as obras mais importantes para Pernambuco e o Nordeste, -a exemplo da Transposição e Transnordestina?

    Falar em centavos é conversa para a vaca dormir, seu Lula!