Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Dissolução do diretório do PMDB de PE é impedida por liminar da Justiça

Através de liminar concedida pelo juiz da 26ª Vara Cível de Recife, José Alberto de Barros Freitas Filho, o pedido de dissolução do diretório estadual do PMDB em Pernambuco foi suspenso nessa segunda-feira (02). A informação foi divulgada pelo presidente regional da legenda, Raul Henry, em entrevista coletiva na tarde de ontem, no Bairro do Recife.

O vice-governador disse que a direção estadual do partido entrou com a ação anulatória na última sexta-feira (29), depois de perceber que a dissolução se tratava de um jogo de cartas marcadas para beneficiar o senador Fernando Bezerra Coelho, dissidente do PSB.

“No último dia 19, fui à Brasília conversar com o relator do caso, deputado Baleia Rossi (SP), e ele pediu que ficássemos tranquilos, pois disse que política se resolve com diálogo. Me garantiu que ainda iria ouvir muitas pessoas e que esse seria um processo de longo prazo. Na segunda-feira (25), entretanto, fomos surpreendidos por uma notificação formal, nos dando um prazo de cinco dias para que apresentássemos uma defesa”, contou.

Depois de ser notificado, Henry voltou à Brasília na quarta-feira (27), onde participou de reunião da comissão executiva nacional. Em seguida, buscou orientações junto ao jurídico do PMDB em Pernambuco e aos filiados para avaliar as providências a tomar. “Eu não tomaria essa decisão sozinho. Todas as consultas que fiz em Pernambuco e fora do Estado foram unânimes no sentindo de que nós não compactuássemos com tamanha ilegalidade”, afirmou.

De acordo com o advogado do PMDB em Pernambuco, Carlos Neves, a liminar foi concedida porque o processo estava sendo feito pela comissão executiva do partido, contrariando o estatuto da sigla que elege o Conselho Nacional do PMDB como órgão competente para julgar casos de dissoluções.

Da redação do Blog Alvinho Patriota