Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Diocese Salgueiro comemora 50 anos de sacerdócio de Pe. Remi

17579920_1326125010817627_1128493544_nA Diocese Salgueiro organizou uma programação especial para celebrar os 50 anos de ordenação sacerdotal de Pe. Remi de Vettor, o italiano que evangeliza em Sagueiro desde o início dos anos 90. Natural de um vilarejo no norte da Itália, entre Veneza e a Áustria, Pe. Remi foi ordenado sacerdote no dia 1° de abril de 1967, depois de perder o pai na Segunda Guerra Mundial e estudar desde os 08 anos em um colégio Guanelliano.

Pe. Remi chegou ao Brasil em 1968 e inicialmente foi atuar em um educandário que atendia 120 crianças em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Depois foi para uma área na periferia do Rio de Janeiro, onde ficou por 11 anos. Veio para Pernambuco em 1986, viajando de fusca do Rio de Janeiro até Petrolina na companhia de Pe. Lino. No mesmo ano, o bispo da Diocese Petrolina, Dom Frei Paulo, ordenou os dois padres para os cuidados paróquias em Granito, Moreilândia, Serrita e Cedro.

O padre italiano chegou a Salgueiro em 1991, ano do assassinato de padre José Maria Prada, que se recusou a casar um homem já casado e foi morto por ele. A missão de Pe. Remi era pregar a paz e amor ao próximo em uma sociedade com muitos episódios de violência. Desde então, o sacerdote tem contribuído com vários projetos sociais para ajudar a população mais carente do município.

Para celebrar os 50 anos de sacerdócio de Pe. Remi, a Diocese Salgueiro preparou uma programação especial, iniciada nesta sexta-feira (31) com a exposição “Padre Remi – A voz profética do sertão” na Casa da Cultura. Hoje acontece a Celebração Eucarística, às 19h, no Santuário da Mãe Rainha, e amanhã haverá Missa em Ação de Graças em dois horários: às 9h no Santuário e 19h na Catedral de Santo Antônio.

Da redação do Blog Alvinho Patriota