Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Deslizamento na Guatemala: ‘Tragédia anunciada’ deixa centenas de desaparecidos

Dias de chuva intensa haviam “preparado o terreno”. E a região, vulnerável, não aguentou mais e cedeu. O deslizamento de terra começou às 21h30 (horário local) da última quinta-feira na Guatemala, e as consequências dele podem ser sentidas até hoje.

Parte de um terreno de 100 metros de altura entrou em colapso em uma área humilde do país chamada Santa Catarina Pinula, 15 km ao sul da Cidade da Guatemala.

Quase dois dias depois da tragédia, o saldo de mortos ainda não é definitivo. Por enquanto, foram 62 vítimas fatais, segundo o Ministério Público local, enquanto pelo menos 350 pessoas seguem desaparecidas, de acordo com a Coordenadoria Nacional para Redução de Desastres (Conred).

Mas a tragédia já estava anunciada há algum tempo. Autoridades locais garantem terem advertido os moradores da região em 2008 de que aquela era uma área de risco – e o último aviso teria sido dado no fim do ano passado.

Um relatório solicitado pelas autoridades confirmava a instabilidade do terreno devido à erosão que afetava as ladeiras da encosta.

Com o tempo, as enchentes do rio Pinula, que corre atrás do morro, fizeram com que a área sofresse de “solapamento e erosão em terrenos e moradias”, de acordo com esse relatório oficial. Mas nada mudou. E menos de um ano depois, a terra cedeu.

A intensa temporada de chuvas, que começou em maio e deixou quase meio milhão de desabrigados, acabou desencadeando a tragédia.

Fonte: BBC Brasil