Plantão Covif-19: Lista dos serviços essenciais conforme Decreto Presidencial

Desemprego faz aumentar o número de pedintes pelas ruas de Salgueiro

Diante de um cenário ainda de muito desemprego em todo o Brasil, um fato lamentável vem sendo observado nos últimos anos em Salgueiro: o aumento de pedintes nas ruas. São pessoas carentes, principalmente mulheres, algumas vezes acompanhadas de crianças, que ficam nas portas de supermercados, agências bancárias e outros estabelecimentos comerciais pedindo ajuda das pessoas. Também se tornou comum ver pessoas revirando as cestas de lixo em diversos pontos da cidade.

O assunto foi abordado ontem, 26, durante a entrevista coletiva do prefeito Clebel Cordeiro e seu secretariado. A secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Duarte, atribuiu o problema ao desemprego e afirmou que o governo municipal está tomando providências. “Essas pessoas que a gente encontra nas ruas, a gente já fez abordagens, onde foi ofertado acolhimento no Abrigo Israel, onde foi ofertada a segunda via de documentos e tudo que cabe à secretaria a gente tem procurado fazer”, afirmou.

Patrícia acrescentou que a prefeitura não pode tomar medidas como a ‘higienização’ das ruas, de limpar as praças tirando as pessoas “porque é um direito constitucional das pessoas que são andarilhas”. Em relação às crianças, falou que vem tentando, juntamente com o Conselho Tutelar e outros órgãos, colocá-las no serviço de convivência que está funcionando no bairro Primavera. “A gente tem buscado as crianças com veículo próprio pra levar para a Primavera, enquanto a gente não consegue abrigo”, explicou.

Da redação do Blog Alvinho Patriota