Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Derrota da Lava Jato: Justiça Eleitoral vai julgar crime comum associado a caixa 2

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em julgamento encerrado nesta quinta-feira (14), que casos de crimes comuns, como lavagem de dinheiro e corrupção, associados a crimes eleitorais, como caixa 2, devem ser julgados pela Justiça Eleitoral, como determina a lei. O placar final da votação foi apertado, como tem sido comum toda vez que temas polêmicos são apreciados pela Suprema Corte.

O voto de minerva, que desempatou o julgamento (6 a 5), foi do ministro Dias Toffoli, presidente do STF. Além dele, votaram neste sentido os ministros Marco Aurélio, relator do caso, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello.

O resultado do julgamento representa uma dura derrota para os procuradores da Operação Lava Jato, que defendiam a separação de crimes comuns dos crimes eleitorais, por acreditarem que a Justiça comum é mais célere e eficiente que a Eleitoral. Votaram a favor dessa tese os ministros Edson Fachin, Rosa Weber, Luis Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Fonte: Gazeta do Povo