Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Deputados avaliam convocação após Moro recusar convite da Câmara

Diante da recusa do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, em comparecer nesta semana à audiência conjunta na Câmara, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Helder Salomão (PT-ES), avalia a possibilidade de votar, nessa quarta-feira (26/06/2019), um requerimento de convocação do ex-juiz. Os parlamentares querem ouvi-lo sobre os diálogos vazados pelo site The Intercept Brasil.

Para Salomão, ao não atender o convite feito pelas comissões de Direitos Humanos, de Constituição e Justiça (CCJ) e de Segurança Pública, o ministro faltou com respeito ao Parlamento. Caso seja aprovado o requerimento, Moro será obrigado a comparecer, sob risco de cometer crime de responsabilidade.

“A princípio, votaríamos a convocação do ministro, mas houve um acordo para que fizéssemos um convite para a audiência a ser realizada de forma conjunta pelas três comissões. Agora, fomos surpreendidos com a notícia de que ele não vem, sem que apontasse uma nova data. Considero um desrespeito com todos que aceitaram o acordo”, observou o congressista.

Moro alegou estar em viagem aos Estados Unidos e, por isso, não será possível comparecer à audiência, marcada para esta quarta-feira (26/06/2019). De acordo com a assessoria do ministro, o ex-magistrado da Lava Jato ainda apontará nova data para prestar esclarecimentos aos deputados.

A possibilidade de convocação do ministro também será avaliada em reunião da Oposição, marcada para a tarde desta terça-feira (25/06/2019). Nesta semana, parlamentares também ouvirão explicações do diretor do site The Intercept, Glenn Greenwald, responsável pela divulgação de supostos diálogos entre o ex-juiz e membros da força-tarefa da Lava Jato. As conversas apontam possível colaboração entre os envolvidos.

Fonte: Metrópoles