Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Deputado estadual critica proposta de benefício fiscal para a Nestlé no município de Garanhuns

O deputado estadual Claudiano Filho não concorda com a proposta do Governo de Pernambuco de conceder benefício fiscal à Nestlé, com um desconto de 90% no ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), para que a empresa multinacional instale uma unidade de envasamento de leite em pó na fábrica que já funciona em Garanhuns.

Na opinião do parlamentar, o governo está trocando uma movimentação de R$ 1,19 bilhão ao ano e 100 mil empregos diretos por uma expectativa de arrecadação de R$ 2 milhões ao ano e 40 empregos diretos. Isso porque a proposta não garante que o leite utilizado pela Nestlé seja adquirido de produtores pernambucanos.

Entidades representativas do setor, como a Simproleite-PE, acreditam que o excesso da produção de leite do Sudeste será trazido para Pernambuco, o que vai acabar desvalorizando o preço da produção local.

A proposta está sendo avaliada pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e será enviada em breve para aprovação do Governo do Estado.

Da redação do Blog Alvinho Patriota