Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Depois de semana de adiamentos, Senado se prepara para votar Previdência

Mais uma vez, a semana começa em Brasília com a reforma da Previdência sob os holofotes.

Na última quarta-feira, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), surpreendeu o governo federal ao adiar a votação da matéria em primeiro turno no plenário da Casa.

Agora, a expectativa é que tanto o parecer do relator Tasso Jereissati (PSDB-CE) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quanto o próprio texto enviado pelo governo sejam apreciados pelos senadores nesta terça-feira (1). 

Alcolumbre confirmou nesta segunda-feira (30) que o relatório da reforma será votado na manhã desta terça-feira (01) na CCJ e seguirá para o plenário às 16h, horário de início da votação da ordem do dia. Segundo ele, essa será a única pauta no plenário hoje.

“Deve ser o único item da pauta por conta desse acordo do calendário que construímos com os senadores e senadoras, com os líderes partidários e dos blocos, com o interesse de uma vez por todas votarmos essa matéria que vai equilibrar as contas públicas e dar tranquilidade às próximas gerações”, disse após visita à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.

Em relação ao segundo turno da votação, Alcolumbre voltou a reafirmar o compromisso de votar a matéria no plenário na primeira quinzena de outubro, prevendo que isso possa ocorrer na terça-feira ou quarta-feira da semana que vem.

No calendário fechado com líderes partidários, a previsão é de uma votação no dia 10 de outubro. No entanto, Alcolumbre tem evitado se comprometer com essa data nos últimos dias.

Fonte:  EXAME