Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Dano causado por aquecimento global pode ser ‘irreversível’, diz IPCC

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) divulgou neste domingo (2) em Copenhague, na Dinamarca, o mais recente relatório sobre mudança climática e alertou que os danos causados por estas mudanças poderão ser irreversíveis, mas ainda há formas de evitá-los.

O relatório foi publicado depois de uma semana de debates intensos entre cientistas e autoridades de governos de todo o mundo.

“A influência humana no sistema climático é clara, quanto mais perturbamos nosso clima, mais riscos temos de impactos graves, amplos e irreversíveis”, disse o diretor do IPCC, Rajendra Pachauri.

E, de acordo com Pachauri, o mundo todo será afetado por estes danos.

— Quero destacar o fato de que a mudança climática não deixará nenhuma parte do mundo intocada pelos impactos que estamos vendo diante de nossos olhos e que, obviamente, terão uma relevância crescente no futuro.

O diretor do IPCC afirmou que “agora a comunidade científica se pronunciou” e está “passando o bastão para os políticos, para a comunidade que toma as decisões”. No entanto, Pachauri afirmou que ainda há esperança, pois “felizmente nós temos os meios para limitar a mudança climática e construir um futuro mais próspero e sustentável”.

Segundo o documento, o uso sem restrições de combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás), deve ser suspenso até o ano de 2100 se o mundo quiser evitar uma mudança climática perigosa.

O relatório também sugere que o uso dos combustíveis renováveis deverá subir da atual fatia de 30% para 80% do setor de energia até 2050.

Fonte: R7

Um comentário sobre “Dano causado por aquecimento global pode ser ‘irreversível’, diz IPCC

  1. ZORRO

    Gente parece que nossos governantes estão cegos, isso é fim de era podem acreditar, não existe fim de mundo nós mesmos é que estamos destruindo o planeta e não estamos pensando nos nossos filhos e netos que com toda certeza não vão ter o prazer de desfrutar de muitas coisas que tivemos na nossa infância.