Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Criança desmaia de fome em uma escola pública do Distrito Federal

Um menino de 8 anos desmaiou de fome em uma sala de aula do Distrito Federal, na última segunda-feira (13). A escola atende crianças que moram longe e levam por volta duas horas para chegar. Muitas, sem almoço.

A criança faz parte de um grupo de alunos carentes que moram em um conjunto do Minha Casa, Minha Vida, no Paranoá Parque.  De acordo com Ana Carolina Costa, professora do 2º Ano Fundamental, o menino chegou à escola chorando. “Ele estava com a mão no peito, coração disparado, passando mal. Cheguei a levá-lo para a direção. Por lá, ele desmaiou duas vezes e não reagia”.

A professora acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e chamou os três irmãos do menino, que também são alunos da escola. Segundo as crianças, eles não tinham comido nada no domingo. Na segunda, a única coisa que comeram foi um mingau de fubá (fubá, água e sal).

Ana Carolina conta que chorou assim que percebeu que o menino havia desmaiado de fome. “O rapaz do Samu não acreditou no que estava vendo. Eu disse a ele que é sempre assim. Tenho dois alunos que reclamam de fome todos os dias”. 

O Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) já pediu à Secretaria de Educação a construção de uma escola na região do Paranoá Parque. “Se não é possível construir agora, a escola tinha de, no mínimo, oferecer uma refeição na entrada: arroz, feijão e frango, e um lanche à tarde”, disse Samuel Fernandes, diretor da entidade.

Fonte: A Tribuna