CPRH faz fiscalização para coibir a venda de madeira para fogueiras de São João

Nessa segunda-feira (22) a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) deflagrou a Operação Fumaça Zero, como objetivo de coibir a venda de lenha para fogueiras de São João. A ação, desenvolvida em conjunto com policiais da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma),  atende recomendações de autoridades da área de saúde que consideram que a poluição causada pela fumaça pode agravar os problemas respiratórios das pessoas acometidas pela Covid-19, principalmente naquelas que desenvolveram pneumonia viral, pois são mais vulneráveis e correm maiores riscos em decorrência da inalação de fumaças.

Para evitar que a tradição de acender fogueiras durante os festejos juninos, durante os dias 22, 23, 27 e 28 duas equipes da CPRH vão percorrer municípios da Região Metropolita do Recife (RMR) para fiscalizar os locais que vendem lenha para serem usadas nas fogueiras.

De acordo com a coordenadora de Fiscalização Ambiental da CPRH, Silvana Valdivino, a ação será realizada nos municípios que decretaram a proibição da queima de fogueiras. Ela disse também que quando houver flagrante, a equipe de fiscalização apreenderá o material que estiver sendo comercializado.