Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Coral Aboios de Serrita diz em nota que tem “compromisso com a cultura”

O Grupo Coral Aboios de Serrita divulgou uma nota nesse fim de semana rebatendo uma afirmação da presidente da Fundação Padre João Câncio, Helena Câncio, a qual escreveu em nota de esclarecimento no início da semana que os artistas participantes da Missa do Vaqueiro de 2019 “têm compromisso com a cultura”. Alegando falta de subsídios do Governo de Pernambuco, o Coral ficou de fora da 49ª edição do evento e se sentiu ofendido pela declaração da principal organizadora.

“Esclarecemos que o fato de não estarmos na grade do evento, por motivo justo/insustentável, não compromete o nosso compromisso com a cultura. Pois respiramos e transpiramos a cultura do nosso vaqueiro, os representamos em todos os lugares, sem perder a essência. Subimos nos palcos do mundo sendo vistos como vaqueiros, desde o olhar ao gibão. Nosso canto é o canto do vaqueiro, mostrando a todos sua fé inabalável, tristezas e alegrias, conquistas e injustiças, o aboio, seu grito de socorro, enfim, sua vida no campo”, defende-se o Coral, que participou da Missa, consecutivamente, de 1999 a 2018.  

A nota também destaca que o Coral Aboios é formado por cidadãos serritenses, residentes no município, motivados pelo comprometimento com a cultura. Os integrantes lamentam não estarem presentes na edição desse ano, mas desejam que os dias de festas sejam em paz e que os turistas sejam bem-vindos à ‘Capital do Vaqueiro’. Concluem, informando que irão se apresentar na Noite dos Vaqueiros dos festejos de Nossa Senhora da Conceição, em dezembro, na Igreja Matriz de Serrita.

Da redação do Blog Alvinho Patriota