Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Cooperativa investe em projeto piloto para implantação de Galinheiro Tailandês no Sertão pernambucano

Com participação de diversos parceiros, a Cooperativa de Trabalho em Consultoria, Instrutoria e Projetos Técnicos de Pernambuco (Coosepe) deu início no final do ano passado a um projeto piloto de implantação de “galinheiros tailandeses” no Sertão pernambucano. O objetivo é gerar uma fonte de renda para as famílias participantes, como alternativa diante das dificuldades existentes no Sertão, contribuindo para a diminuição do êxodo rural. Calumbi foi o primeiro município a receber o projeto, que deve ser implantado nos próximos meses em Carnaubeira da Penha e Santa Cruz da Baixa Verde.

O projeto piloto foi implantado no terreno de um dos membros da Associação do Sítio Campos, zona rural de Calumbi, e deve servir de referência para os demais associados. As aves criadas para o abate já estão sendo vendidas ao frigorífico local. A principal motivação para a implantação do projeto foi a demanda existente no município. Segundo o engenheiro agrônomo e cooperado, Adailson Machado Freire, idealizador do projeto, faltava apenas a oportunidade de implantar o projeto e essa chance surgiu.

O material para o projeto piloto foi adquirido com apoio da Coosepe, que também orientou a associação para a montagem, coordenada de forma voluntária pelo próprio Adailson. Enquanto recebiam orientações, os membros da família beneficiada foram responsáveis pela mão de obra necessária, desde a estrutura até a plantação do capim das aves.

Levando em média seis meses entre a instalação e o abate de frangos, o galinheiro tailandês pode ser construído por um custo de R$ 900,00, não incluindo a mão de obra. Ao invés de bambu ou madeira, produtos geralmente usados neste tipo de galinheiro, o projeto pioneiro utiliza tubos PVC.

A iniciativa ainda pode ser uma alternativa para a população sertaneja que sofre com a seca. Isso porque parte do projeto inclui a construção de uma cisterna para o armazenamento de água coletada da chuva, por meio de caneletas implantadas nas laterais do galinheiro. As cisternas podem comportar até 60 mil litros de água.

Atualmente a Coosepe conta com 83 cooperados e atua com consultoria, assessoria, gestão e treinamento em todo o Brasil. A cooperativa conta com uma variada equipe de profissionais, que representa um diferencial no suporte e desenvolvimento de projetos como o do galinheiro tailandês. Os profissionais atuam nas áreas de gestão empresarial, engenharia agrônoma, apicultura, psicologia, artes plásticas, física, entre outros. “Estamos incentivando sempre os nossos cooperados a se capacitarem cada vez mais. Pretendemos até 2014 criar um grupo dentre os nossos cooperados especificamente responsável por projetos como esses”, afirma Emicles Souza, presidente da Coosepe.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

2 comentários sobre “Cooperativa investe em projeto piloto para implantação de Galinheiro Tailandês no Sertão pernambucano

  1. Joao de Deus "Servidor Público"

    Olá, sou uns do técnico envolvido nesse brilhante projeto, tenho aqui a perdir para que a política nos incentive mais, estarem afim de mudar o sertão.