Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Conuni da Univasf adia votação sobre instalação de campus em Salgueiro

O Conselho Universitário (Conuni) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) adiou para o mês de junho a votação sobre a implantação de um campus no município de Salgueiro, sugerido pelo Ministério da Educação (MEC). A decisão foi tomada pela Reitoria em conjunto com a Seção Sindical dos Docentes da Univasf (SindUnivasf), visando ampliar o debate sobre as garantias orçamentárias e os estudos sobre o quantitativo de professores e técnicos para dar suporte a um novo campus. A data inicial para a votação da matéria pelo Conuni era 26 de maio.

Favorável à expansão, a Reitoria da Univasf publicou em abril, no portal da universidade, um comunicado assinado pelo reitor Julianeli Tolentino no qual constam documentos, cronograma de atividades para apresentação da proposta à comunidade acadêmica e informações relativas aos trâmites e à forma de diálogo estabelecida com o MEC e, internamente, com o Conuni. Em abril foram realizados debates em todos os campi e reuniões paralelas dos fóruns permanentes com os servidores técnico-administrativos e de coordenadores dos colegiados acadêmicos.

O Conselho Universitário aprovou este mês a criação de uma comissão específica para acompanhamento do projeto. Foram designados oito membros para composição da “Comissão Expansão Salgueiro”, três indicados pela Reitoria, dois pelos Colegiados Acadêmicos de Ciência da Computação e de Engenharia de Produção e três pelo Conuni, além de representantes dos servidores dos quadros técnico-administrativos, docente e do corpo discente. “A nossa expectativa é que este tema chegue para votação no Conuni subsidiado com informações objetivas, a partir de debates qualificados com a comunidade acadêmica e com a contribuição das entidades de base”, destaca o vice-reitor, Telio Leite.

O projeto de expansão da Univasf para Salgueiro prevê inicialmente duas graduações: Ciência da Computação e Engenharia de Produção. Os cursos foram recomendados pelo MEC com base em estudo técnico que considerou a capacidade de investimento, infraestrutura e a perspectiva de uma plataforma logística multimodal no município. Os deputados federais Gonzaga Patriota, Creuza Pereira e Pastor Eurico já destinaram uma emenda de bancada no valor de R$ 50 milhões para a construção do campus. 

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Conuni da Univasf adia votação sobre instalação de campus em Salgueiro

  1. Peluzio Martins

    Se a população não fizer pressão não sai e hora de empurrar o carro pra ele não Pará ou, num sei se é pior, mudar de direção pra Araripina Serra talhada ou sei onde tiver força política pra isso.