Conta de luz terá cobrança extra a partir desta terça-feira, decide Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta segunda-feira (30) que haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores a partir desta terça (1º).

Em reunião extraordinária, a Aneel decidiu que será cobrada a bandeira vermelha patamar 2, cujo valor é o maior no sistema de bandeiras da agência.

Com isso, a cobrança extra será de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Em 26 maio, a Aneel havia anunciado que não haveria cobrança extra na conta de luz até 31 de dezembro deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Na reunião desta segunda-feira, contudo, a agência decidiu revogar a decisão e aplicar a bandeira vermelha patamar 2.

Motivo da cobrança extra

Segundo o relator da proposta, Efrain Pereira da Cruz, o despacho de maio foi revogado porque o Brasil voltou aos patamares de consumo anteriores ao início da pandemia.

No entanto, conforme a Aneel, a oferta de energia está comprometida em razão dos baixos níveis dos reservatórios. Desta forma, o mecanismo da bandeira voltou a ser necessário no entendimento do órgão.

Fonte: G1

Um comentário sobre “Conta de luz terá cobrança extra a partir desta terça-feira, decide Aneel

  1. DAMIÃO SÁ

    A ANEEL DEVERIA ERA BAIXAR OS PREÇOS DOS KWh CONSUMIDOS E NÃO ELEVAR OU COBRAR TAXAS EXTRAS NAS CONTAS DOS CONSUMIDORES, ESTÁ PORTANTO A PREJUDICAR QUEM JÁ ESTÁ PREJUDICADO, ESPECIALMENTE AGORA COM A PANDEMIA DO CORONAVIRUS OU COVID-19, SUAS MUTAÇÕES E MANIFESTAÇÕES, QUE A CADA DIA AUMENTA EM NOSSO PAÍS.
    A ANEEL DEVERIA SE PREOCUPAR E ACELERAR AS CONSTRUÇÕES DE USINAS EÓLICAS E SOLARES, PARA QUE NÓS TENHAMOS USINAS DE ENERGIAS ELÉTRICAS LIMPAS E RENOVÁVEIS, QUE SERIAM UM GRANDE INCENTIVO DE ECONOMIA D’ÁGUA PARA NOSSO PAÍS.
    O QUE NOS FALTA É UMA BOA AÇÃO POLÍTICA PARA O NOSSO PLANETA.