Conceição das Crioulas ganha novo sistema de abastecimento de água

Primeira comunidade quilombola reconhecida em Pernambuco, Conceição das Crioulas, no município de Salgueiro, ganhou um novo sistema de abastecimento de água. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) começa em julho os testes do sistema instalado para melhorar o fornecimento de água dos quase 2 mil moradores da localidade. Residentes em Murici, na zona rural de Cabrobó, também serão beneficiados.

Foram investidos R$ 5 milhões na obra, provenientes de um termo de cooperação firmado entre o Governo de Pernambuco e o Ministério da Integração Nacional, transformado em Ministério do Desenvolvimento Regional. O acordo prevê atender mais de 20 mil pessoas em 60 povoados e comunidades rurais de oito municípios localizados ao longo dos canais dos eixos Norte e Leste da Transposição do Rio São Francisco.

Integrado ao Sistema Adutor de Salgueiro, o sistema de Conceição das Crioulas possui 11 quilômetros de extensão, que transportará água bruta até a Estação de Tratamento (ETA) construída em Murici. Parte será usada para abastecer a população cabroboense e outra parte seguirá por outra adutora de água tratada, percorrendo 31 quilômetros até o reservatório na Vila de Conceição das Crioulas. O tanque tem capacidade para 50 mil litros de água.

Da redação do Blog Alvinho Patriota