Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Compromisso do PMDB é com a governabilidade, diz Padilha

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB-RS), afirmou nesta segunda-feira, 31, durante almoço com empresários em São Paulo, que seu partido permanece comprometido com a manutenção da governabilidade, apesar da pressão exercida por grupos menores dentro da legenda. “Existe uma pressão interna de um grupo considerável no partido, mas minoritário, para que o PMDB se declarasse independente”, afirmou Padilha. “No entanto, o compromisso do PMDB é com a governabilidade. A maioria do PMDB quer manter o status quo.”

Ele também negou que o PMDB irá deixar o conselho político e acrescentou que o vice-presidente Michel Temer deu a sugestão para criar um conselho mais amplo, com representação de partidos da base, para ouvir outras posições políticas.

Padilha afirmou que permanecerá “mais 15 ou 30” dias atuando no varejo da articulação política do governo e que depois disso a Secretaria de Relações Institucionais não precisará mais existir. “Essa é uma secretaria (SRI) que, a rigor, não tem mais muita razão de existir neste governo. Estamos ultimando a questão dos cargos no terceiro escalão. No segundo escalão já está tudo definido. Quando isso estiver concluído, não vai mais se falar de cargo, a menos que morra alguém.”

A partir de amanhã, segundo o ministro, ele passará a dar meio expediente na Secretaria de Aviação Civil e meio na Articulação Política “para que a memória não seja perdida e as tratativas não sejam desfeitas”.

“De agora em diante, as emendas são impositivas. Não tem mais como escolher se eu pago ou não para ti”, afirmou. Na semana passada, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) deixou as negociações de varejo com o Congresso Nacional, tarefa em que era auxiliado por Padilha.

Fonte: Agência Estado