Vida FM Salgueiro FM

Compesa prepara construção de adutora para abastecer Custódia com água do São Francisco

Custódia será mais uma cidade beneficiada pelo canal da Transposição do Rio São Francisco. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) prepara a construção de uma adutora com 23 km de extensão e 400 milímetros de diâmetro. A tubulação vai ser instalada às margens da BR-232 e interligará o canal do Eixo Leste à Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade.

De acordo com a Compesa, os trabalhos estão em fase inicial de mobilização, com a locação do reservatório, instalação do canteiro de obras e desenvolvimento dos projetos executivos e serviços topográficos. Os investimentos somam R$ 31 milhões e a empresa estatal pretende concluir a obra em 12 meses.

O empreendimento prevê a construção de estação elevatória no distrito de Rio da Barra (Sertânia), aproveitando a captação no canal de aproximação na saída do Reservatório de Moxotó; construção de um reservatório para armazenar mil metros cúbicos de água; instalação de mais de cinco mil hidrômetros e ampliação da ETA de Custódia, cuja capacidade de tratamento aumentará de 32 para 82 litros por segundo.

Da redação do Blog Alvinho Patriota