Plantão Covif-19: Lista dos serviços essenciais conforme Decreto Presidencial

Compesa inicia obra que beneficia 10 comunidades de Sertânia com água do São Francisco

Demanda dos moradores de 10 comunidades de Sertânia, que ficam no entorno do canal do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, o recebimento de água pelas torneiras se tornará realidade. O Governo de Pernambuco, através da Compesa, iniciou a obra de implantação do Sistema de Abastecimento de Água de Rio da Barra com a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA). A ação está em fase de terraplanagem da área onde o equipamento será edificado.

O sistema levará água encanada aos moradores das comunidades de Barreiros, Cacimbinha, Maia, Rio da Barra, Salgadinho, Salgado, Santa Maria, São Gonçalo, Valdemar Siqueira e Xique-Xique. Ao todo, 4 mil pessoas passarão a não depender de caminhões-pipa. O governo investirá R$ 6 milhões para implantar o sistema de abastecimento. Em setembro de 2020 a obra deve ser concluída.

A água será captada diretamente no canal do Eixo Leste, distante dois quilômetros da Estação Elevatória 1. O recurso hídrico será transportado para a ETA, que terá capacidade para tratar 15 litros de água por segundo. Ainda serão construídos três reservatórios com espaço para armazenar 100 mil litros cada e duas estações elevatórias de bombeamento. A adutora terá 17,4 km de extensão e 13,6 km de rede de distribuição.

Da redação do Blog Alvinho Patriota