Vida FM Salgueiro FM

Compesa executa obra para ampliar o abastecimento de água em Sertânia

Por meio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o Governo de Pernambuco está executando uma nova obra para ampliar o abastecimento de água em Sertânia a partir do canal do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco. A estatal espera cumprir o cronograma e concluir os trabalhos em novembro.

Os moradores de Sertânia são abastecidos atualmente em regime de rodízio, que prevê três dias com água e 12 sem. “Com a ampliação do Sistema Produtor do Açude da Barra, localizado no distrito de mesmo nome em Sertânia, teremos condições de aumentar em 70% a retirada de água do Canal da Transposição, deixando a cidade de Sertânia com a distribuição de água diária”, garante o gerente da Compesa na região, Denis Mendes.

Com capacidade de acumular 2,8 milhões de metros cúbicos de água, o Açude da Barra já contribui com o abastecimento de água de Sertânia, porém, a vazão não é suficiente para retirar a cidade do rodízio. O governo estadual autorizou um investimento de R$ 5,3 milhões para ampliar a captação de água e melhorar essa situação.

A obra consiste na implantação de uma adutora de 4 km, instalação de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade para tratar 40 litros de água por segundo, e construção de uma estação de bombeamento.

Da redação do Blog Alvinho Patriota