Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Compesa e PM realizam ação para identificar ligações clandestinas no Sistema Adutor do Salgueiro

furto-de-aguaCom o conhecimento do aumento de furtos de água ao longo das adutoras durante o verão, quando as temperaturas costumam ficar mais elevadas, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) planejou ações de fiscalização do Sistema Adutor do Salgueiro, no trecho entre a cidade de Cabrobó e a Estação Elevatória III, localizada na serra de Monte Santo, no município de Cabrobó.

A operação começou no último dia 18 e se encerrou nesta sexta-feira (21), contando com o apoio da Polícia Militar. Foram percorridos oito quilômetros do referido trecho, que possui um total de 26 quilômetros.

Ao longo de quatro dias, as equipes de manutenção da Compesa e a Polícia Militar identificaram 17 ligações clandestinas, todas no município de Cabrobó, e recolheram mais de 1,2 mil metros de tubulações e mangueiras usados para furto de água, objetivando enchimento de barreiros e irrigação de plantações de macaxeira e capim. Somente em uma propriedade foram retirados e apreendidos quase mil metros de canos de 32mm de diâmetro. Nenhum flagrante foi registrado durante a operação.

“Os infratores perfuram a adutora de aço e instalam tubulações, que são enterradas. O uso da água é feito geralmente a partir de mil metros de distância do local por onde passa a adutora da Compesa, distante do nosso campo visual, o que dificulta a identificação dos furtos. Precisamos percorrer uma grande área, entrando nas propriedades, para achar as ligações clandestinas”, explica o gerente da GNR Sertão Central, Januário Nunes.

Ainda de acordo com o gerente da Compesa, a presença da Polícia Militar juntamente com as equipes de fiscalização gera um efeito positivo que inibe a ocorrência de novos furtos de água e levam os próprios infratores a removerem os desvios.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Compesa e PM realizam ação para identificar ligações clandestinas no Sistema Adutor do Salgueiro

  1. Kiko

    Roubo é roubo! Roubar água porque político rouba. É ladrão da mesma forma. O errado sempre será errado mesmo que muitos o façam. O certo sempre será o certo mesmo que poucos o façam.

    Que a Compesa faça esse tipo de ação constantemente para dar prejuízo a esses bandidos que furtam a água que vai faltar nas áreas mais carentes de Salgueiro de pessoas que não tem condições de pagar por um garrafão de água. Que a Compesa combata os desvios de água pra encher piscina. Duvido que todos os proprietários de piscina pagarem toda a água trocada semanalmente.