Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Compesa começa fiscalização para combater furto de água em adutora no Sertão do São Francisco

Foi iniciada esta semana uma ação da Compesa para combater furto de água e atos de vandalismo na Adutora Maria Tereza, no Sertão do São Francisco. Com 180 km de extensão, o sistema adutor é responsável pelo abastecimento de 30 mil pessoas nos municípios de Afrânio e Dormentes, além dos distritos de Rajada, Pau Ferro e zona rural de Petrolina.

“Nos últimos 30 dias, a Adutora Maria Tereza foi alvo de uma série de vandalismos que provocou o aumento da ocorrência de vazamentos no sistema e, consequentemente, a necessidade de interrupção do fornecimento de água para população”, informou a assessoria de imprensa da Compesa.

A empresa estatal planejou percorrer toda a extensão da adutora para identificar as ligações clandestinas e o furto de água. Os canos começam no km 25 do Sistema de Irrigação Maria Tereza e terminam nas cidades de Afrânio e Dormentes. A gerência regional da Compesa identificou uma perda de 50% da vazão de água destinada ao abastecimento de Dormentes.

Sem previsão de data para concluir a fiscalização, a Compesa avisa que só vai encerrar a ação quando vistoriar até o último quilômetro da adutora.

Da redação do Blog Alvinho Patriota