Clebel faz balanço de 100 dias de mandato: “Governar não é fácil”

foto003mNa manhã desta terça-feira (12), o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro (PMDB), se reuniu no gabinete da prefeitura com secretários, vereadores, técnicos, diretores e a imprensa local para apresentar um balanço dos primeiros 100 dias de governo. O gestor afirmou que governar não é fácil, sobretudo ao encontrar uma prefeitura com a folha de pagamento extrapolando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e com uma grande queda na arrecadação, tanto por meio de transferências, quanto local.

A reunião foi iniciada com a apresentação de um slide com as principais ações do governo municipal nos três primeiros meses de gestão. Entre as ações apresentadas, destaque para o aumento de atendimentos nos postos de saúde e de exames laboratoriais; cadastro de artesãs; melhorias no saneamento; diminuição da taxa de aluguel das “lojinhas de canal”, criação de grupos de trabalhos com ação conjunta entre diversas secretarias e projetos em parceria com deputados federais, como Gonzaga Patriota e Ricardo Teobaldo, e o senador Armando Monteiro.

Após a apresentação do balanço Clebel respondeu perguntas dos veículos de imprensa presentes. Confira os principais assuntos abordados:

Reajuste dos servidores

Perguntado pelo repórter deste blog sobre o reajuste dos servidores que recebem acima do salário mínimo, o prefeito voltou a alegar que está analisando o impacto do aumento e explicou que, se conceder o reajuste sem estudos prévios, pode atrasar a folha de pagamento de pessoal.

Coleta de lixo

Clebel disse que os problemas da coleta de lixo estão sendo provocados pelo próprio pessoal da cidade, contratado pela empresa com sede em Fortaleza. “Eu não vou botar culpa na empresa. Tem alguma coisa travando o funcionamento da coleta de lixo”, disse.

Organização Social

Sobre o projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, permitindo que a prefeitura contrate uma Organização Social para diversos setores, Clebel lembrou que na gestão passada existia uma empresa terceirizada na administração municipal e com a contratação da OS o custo com a terceirização cairá em torno de 50%.

Univasf

O novo prefeito recordou que a Univasf foi uma promessa feita no ano passado pelo ministro pernambucano Mendonça Filho, que está sendo cumprida. “Ontem o senador Armando Monteiro deu uma declaração que está apoiando a instalação da Univasf e Salgueiro contará com a Univasf no segundo semestre”, assegurou.

Residencial Santo Antônio

O prefeito disse que a entrega das casas do Residencial Santo Antônio vai acontecer em maio, com a presença do ministro das Cidades. Também adiantou que na ocasião será feito o anúncio da construção de mais 800 residências do Minha Casa, Minha Vida.

Saneamento básico

Clebel informou que não existe contrato da prefeitura com a Compesa para realização de saneamento básico e disse que vai a Recife sentar com o vice-governador para rever a cobrança da taxa de 80% do esgoto. “Esses 80% eu acho um absurdo para ser cobrado na cidade e não fizeram o serviço que era pra ser feito.”

UPA 24 Horas

Questionado sobre a interdição da UPA 24H e quando vai reabrir, Cordeiro relatou que ao assumir o governo encontrou uma série irregularidades na unidade.  Ele disse que a inauguração da UPA aconteceu sem o consentimento da Gerência Regional de Saúde e com 91 itens de irregularidades relatadas pelo Corpo de Bombeiros. O prefeito alertou que a UPA 24H pode não voltar a funcionar.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

11 comentários sobre “Clebel faz balanço de 100 dias de mandato: “Governar não é fácil”

  1. cidadã aborrecida

    Realmente esta taxa de esgoto é um absurdo. e pior é não esta havendo nenhum retorno, para onde vai este dinheiro, alguém pode me explicar??????

  2. fatima

    É mesmo essa taxa de esgosto é um assalto a mão armada.a compesa não oferece retorno.temos que lutar junto as autoridades p ara essa taxa ser revista.

  3. Socorro santos

    Se o prefeito só com 100 dias de trabalho ta achando que é difícil governar,imagina daki a quatro anos.Pessoas despreparadas pra ensinar,alimento sem qualidades para as crianças de creche e escolas.Tem quase 4 meses que ligo pra trocar as luzes dos postes queimados e num aparece ninguém.

  4. Socorro santos

    Se ele ta achando dificil em 100 dias que num fez nada,dirá os quatro anos.É gente sem experiência ensinando,alimentação sem qualidade nas escolas e creches.Liguei varias vezes sobre postes apagados tem quase 4 meses, ninguém aparece pra consertar.Um total descaso

  5. Felipe lustosa

    O que o prefeito clebel fez por nós que votamos nele nesses 100 dias? Nada!

    A cidade está abonada, ruas e esgotos estourados nos quatro cantos, cavalos nas ruas, a estação do forró suja e abondonada, o nepotismo tomando de conta da administração, 10 vereadores babando e votando os projetos a favor deles e do prefeito, casa do Sanfoneiro entregue a pessoas ricas que não são Sanfoneiros, nada foi feito no esporte e cultura (acho que o secretário se tocou que o módulo é de responsabilidade do Estado), paralisação,ação das obras de duas creches, atraso no pagamento dos garis, ruas escuras, e sem coleta de lixo, tá tudo podre.

    Clebel conseguiu fazer tudo isso nós primeiro s 100 dias.

    Será sua última experiência na gestão pública. Num ganha nunca mais, não com meu voto.

    1. i.s.a

      Oh zebrinha!!! Tu nunca vai achar essa nem outra gestão boa que nao seja do teu partido. Fica calada que até calada tu ta errada.

  6. antonio

    Até onde sei a UPA24H nunca funcionou, foi inaugurada apenas a construção, mas não entrou em funcionamento, pois ainda era necessária a contratação de pessoal e a compra de equipamentos para que funcionasse. Quanto a irregularidades deveria mostrar que irregularidades são essas. Respostas vazias de uma gestão atrapalhada e que da forma que caminha não chegará a lugar nenhum. É a ultima vez que comento ou critico essa gestão, pois não é necessário, ela própria se encarrega disso.