Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Cidades brasileiras têm atos contra bloqueios na educação

Cidades brasileiras começaram, na manhã desta quarta-feira (15), a ter manifestações contra o bloqueio de recursos para a educação anunciado pelo MEC. Até 11h, ao menos 24 estados e o Distrito Federal tinham registrado atos pacíficos. Universidades e escolas também tiveram paralisações.

Entidades ligadas a movimentos estudantis, sociais e a partidos políticos e sindicatos convocaram a população para uma greve de um dia contra as medidas na educação anunciadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.

Em abril, o Ministério da Educação divulgou que todas as universidades e institutos federais teriam bloqueio de recursos. Em maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou sobre a suspensão da concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

De acordo com o Ministério da Educação, o bloqueio é de 24,84% das chamadas despesas discricionárias — aquelas consideradas não obrigatórias, que incluem gastos como contas de água, luz, compra de material básico, contratação de terceirizados e realização de pesquisas.

O valor total contingenciado, considerando todas as universidades, é de R$ 1,7 bilhão, ou 3,43% do orçamento completo — incluindo despesas obrigatórias.

Em 2019, as verbas discricionárias representam 13,83% do orçamento total das universidades. Os 86,17% restantes são as chamadas verbas obrigatórias, que não serão afetadas. Elas correspondem, por exemplo, aos pagamentos de salários de professores, funcionários e das aposentadorias e pensões.

Fonte: G1

2 comentários sobre “Cidades brasileiras têm atos contra bloqueios na educação

  1. Passos Lima

    Venho aqui fazer um apelo a alguma organização de proteção de animais ou alguma autoridade policial ou SANITÁRIA. Há um borrego numa casa na Rua João da Cruz Parente próximo a esquina com a Capitão Galdino Rego, no Prado, que berra DESESPERADO há muitos dias. Inquestionavelmente o local não é adequado e nem autorizado para a pecuária animal além disso, a cidade vive um surto de dengue e certamente no local há depósitos de água. É urgente uma vistoria no local para a averiguação das condições do mesmo. Faço um apelo ao Blog do Alvinho para que se faça chegar o meu apelo à(s) autoridade(s) competentes para a situação descrita.