Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Chuva e deslizamentos deixam quatro mortos no Recife e em Olinda

As chuvas que caíram no Grande Recife desde a madrugada desta segunda-feira (30) deixaram pelo menos quatro pessoas mortas e 70 desabrigados na região metropolitana da capital. Uma menina de quatro anos morreu após um deslizamento de terra no bairro de Passarinho, zona norte do Recife, por volta das 5h. Segundo a Defesa Civil municipal, um muro construído de forma irregular por um vizinho caiu sobre a casa da criança.

Em Olinda, o desmoronamento de uma barreira atingiu duas casas e deixou mais três mortos: uma criança de sete anos e mais duas mulheres, todas da mesma família, de acordo com a prefeitura. No Recife, a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) registrou 235 milímetros de chuvas das 22h de domingo (29) até as 10h de segunda, 72% do esperado para o mês todo. A maior parte dessa chuva (200 mm) caiu em apenas seis horas, de 1h às 7h. Em Olinda, a chuva foi ainda maior: 242 milímetros, 74% da média histórica para o mês todo. De acordo com a Defesa Civil, há previsão de chuvas até pelo menos as 4h desta terça (31).

Na tarde desta segunda, ainda havia 600 pontos de risco de deslizamentos na capital do Estado. No total, houve 46 deslizamentos de barreiras no Recife, com nove imóveis danificados, de acordo com a Defesa Civil municipal. Seis acidentes envolvendo veículos foram registrados, sem vítimas. Cerca de 70 pessoas que moram às margens do rio Beberibe precisaram deixar suas casas, e estão abrigadas em uma escola da prefeitura. As aulas na rede estadual da região metropolitana foram canceladas, e serão compensadas durante o calendário escolar, assim como em creches e escolas municipais da capital do Estado. A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) também cancelou as aulas no campus do Recife. O Tribunal de Justiça do Estado suspendeu o expediente na capital e prorrogou os prazos processuais que venciam nesta segunda. (Fonte: Folhapress)