Vida FM Salgueiro FM

Celpe vistoria painéis solares de Sistema Agrovoltaico em Ibimirim

Técnicos da Celpe vistoriam nessa quinta-feira, 11, os painéis solares do Sistema Agrovoltaico instalado dentro da Escola de Agroecologia Serta, no município de Ibimirim. A iniciativa científica e pedagógica servirá para a produção conjunta de água, energia e de alimento no semiárido, a partir das riquezas naturais do bioma Caatinga e das características do clima semiárido transformadas em energia elétrica.

Depois da vistoria da Celpe, os painéis poderão distribuir energia na rede para uso em sistemas de produção de alimento e de água via placas, tanques e reatores para captação, tratamento e reuso com fins agrícola e plantio de muda de plantas nativas com potencial bioeconômico, como o Umbu.

“Após a certificação dos painéis fotovoltaicos pela Celpe nesta quinta-feira, no Serta, possibilitando inclusive que a energia gerada seja usada dentro da escola, a partir da próxima semana, daremos então andamento a etapa final do projeto”, explica Francis Lacerda, pesquisadora do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e coordenadora da Rede Ecolume.

Formado por instituições como a UFPE, Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e IPA, o Ecolume é focado em encontrar soluções socioeconômicas e ambientais para os moradores do semiárido diante das mudanças climáticas.

Da redação do Blog Alvinho Patriota