Vida FM Salgueiro FM

Celebração em Recife reconhece importância da Missa do Vaqueiro de Serrita

Foto: TV Globo

Por algumas horas Recife tornou-se uma parte do Sertão nesse domingo, 16. O vão livre do Museu Cais do Sertão recebeu pela primeira vez a celebração da Missa do Vaqueiro de Serrita. Evento lembrou os 30 anos das mortes de Luiz Gonzaga e padre João Câncio, que fundaram a manifestação cultural com a ajuda do poeta Pedro Bandeira. Também reconheceu a importância do evento para a cultura pernambucana.

Cerca de 60 vaqueiros, oriundos de Serrita, Exu e Floresta, foram recebidos com festa na capital. A celebração foi conduzida pelo padre Josenildo Tavares, coordenador da Arquidiocese de Olinda/Recife e pároco da Igreja das Graças, de Recife. O Coral Aboios de Serrita participou da Missa. Durante a liturgia, Josenildo recebeu do filho de João Câncio, Thiago Câncio, um gibão que pertenceu ao pai.

A celebração foi precedida pela abertura de uma exposição de fotografias com cenas do evento em Serrita e lançamento do livro “João Câncio, o padre vaqueiro”, escrito pelo jornalista Vandeck Santiago. O encerramento contou com show de Flávio Leandro, Bia Marinho e Josildo Sá. 

Da redação do Blog Alvinho Patriota