Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Cedro, Verdejante e Terra Nova não conseguem gerar receitas próprias para cobrir gastos da máquina pública

Levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) mostra que um em cada três municípios brasileiros não consegue gerar receita suficiente para cobrir os gastos da máquina pública, como os salários do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores. Entre os municípios que dependem de transferências do Estado e da União para bancar os custos crescentes da máquina estão Cedro-PE, Verdejante-PE e Terra Nova-PE, situados no entorno de Salgueiro-PE.

Conforme os dados da Firjan, a receita própria de Verdejante cobre apenas 39,18% das despesas da máquina, em Cedro este índice sobe para 44,06% e em Terra Nova para 55,61%. O restante dos gastos é totalmente dependente das transferências dos governos estadual e federal. Por isso, em tempos de crises econômicas estes municípios sofrem dificuldade para manter a máquina pública funcionando.

A Firjan informou que o levantamento foi feito com base no balanço anual entregue pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional. Além de Cedro, Verdejante e Terra Nova, outros 20 municípios pernambucanos constam na lista dos deficitários, entre eles, Calumbi, Ingazeira, Moreilândia, Granito e Santa Terezinha. 

Da redação do Blog Alvinho Patriota