Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Carta de um nordestino a todos os paulistanos

cartaCaros(as) paulistanos(as),

Essa carta se dar em função da disputa acirrada em que a eleição presidencial se transformou e pelo papel importantíssimo que os estado de São Paulo cumpri nessa discussão. Vivemos um momento marcante da história brasileira, onde todos estão chamados a refletir e a participar, não só com o voto, mas de todo o debate que ora é travado.

Nesse sentido gostaria convidar os irmãos paulistanos a pensarem sobre o que realmente desejam para o Brasil. Nós, nordestinos, em sua maioria, estamos nos manifestando em favor da candidatura da Presidenta Dilma Rousseff. Isso por que entendemos que houve avanços significativos em nossa região. É bem verdade que é ainda são poucos, porém, foram capazes de produzir forte efeito na vida e na autoestima de um povo que antes era visto como miserável.

Muito se questiona a eficácia da Bolsa Família e de outras políticas sociais, o que de fato faz sentido, no entanto, é bom lembrar que antes – incluído o governo FHC/PSDB – o que tínhamos eram as famigeradas “frentes de emergência”, uma fórmula de trabalho precário, deprimente e coronelístico, que permitia que o povo nordestino fosse manipulado e escravizado pelas elites agrárias.

Ainda que tenhamos que conviver em meio às imagens de uma mata acinzentada por boa parte do ano, é preciso que se diga que a realidade econômica e social da região mudou, graças aos investimentos em obras de grande porte, geração de emprego e o estimula a agricultura familiar. Em função dessas medidas não se encontra mais “casas de taipas” como em outrora. O velho burro de carga foi substituído pela moto, à luz do candeeiro foi trocada pela luz das lâmpadas elétricas. As informações não chegam somente através do “rádio de pilha”, por que hoje o sertanejo pode comprar uma TV e uma antena parabólica. As mulheres já não precisam carrega uma lata d’agua na cabeça, pois agora temos cisternas na porta em praticamente todos os lares. O pote de barro virou peça de decoração porque muitas famílias já possuem uma geladeira.

Tudo isso é pouco e irrisório, frente aos avanços tecnólogo e as facilidades das grandes metrópoles. Porém, traz algo fundamental para a vida das pessoas, a dignidade. Dignidade que se expressa na oportunidade que os nossos filhos têm de cursar uma universidade pública ou uma escola técnica, fruto do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e da descentralização das universidades e do ensino técnico. A educação que antes era um privilégio dos filhos dos coronéis, agora é de todos, do rico e do pobre!

É por essas e tantas outras conquistas que conclamamos os nossos irmãos paulistanos a refletirem sobre o Brasil que queremos. Um país que ainda possui mazelas sociais e políticas imensas, que ainda possui um sistema politico defasado e conservador, mas que ainda nos permite o direito de nos expressarmos. Por isso amigos e amigos, chamamos vocês à no próximo dia 26 de outubro, a votarem pela razão, pelo povo do Sudeste, do Sul, do Centro-oeste, do Norte e do Nordeste!

A votarem pelo Brasil!

A votarem Dilma Presidenta!

Serra Talhada, 17 de outubro de 2014. 

Paulo César Gomes

10 comentários sobre “Carta de um nordestino a todos os paulistanos

  1. ZORRO

    ISSO É O QUE CHAMO DE DE DESESPERO TOTAL, MINHA GENTE O PAÍS PRECISA DE ALTERNÂNCIA SE DILMA FOR ELEITA O QUE ACHO DIFICIL O PT VAI FICAR UM SECULO NO PODER É ISSO QUE NÓS QUEREMOS? BASTA DE CORRUPÇÃO, ENQUANTO RECEBEMOS O BOLSA FAMILIA QUE NA VERDADE É UM CALA BOCA DOS POBRES ELES ROUBAM MILHÕES.

  2. paulo souza da silva

    todos os politicos do nordeste que esta apoiando aecio esta contra a maioria do povo e contra os mais humildes espero que esses mesmo povo que esta sendo traindo possa dar o troco em 2016 para prefeito e veriadores.porque os politicos só estao pessando neles e o povao que va tomar no c……

  3. Paulo Coelho

    Caro Machado Freire. Vc faz a campanha anti PT,esse fato já desacredita sua fala. Deve defender seu candidato e falar das suas propostas e realizações. Pois o seu candidato foi governador de Minas Gerais e deve ter algumas ações para mostrar. Negar q o nordeste melhorou é falar o mesmo discurso de FBC e Sérgio Guerra (respeitando sua ausência)citados pelo delator. Agora devem os defensores do psdb e PSB porque foram envolvidos nas denúncias. Defeitos,todos os partidos tem. Corrupção, idem. Porém esquecer q o governo do PT deixa um legado muito forte na redução da desigualdade e da pobreza é no mínimo incoerente. Tentar apagar o fato q o nordeste cresceu muito mais do que o restante do país é indefensável. Portanto, entendo q fazer oposição é normal e saudável, mas esta teve ser baseada em fatos e números,para o enobrecimento do debate político.

  4. erisvaldo santos

    Ter medo nao e volta ao passado, mas sim uma prova do q ja foi o nosso nordeste, num passado tao proximo, por isso q antes de deixar_ mos a emocao bater na nossa porta, e bom ouvir a voz da razao!vou de 13!

  5. Edilberto

    Eu gostaria de fazer um pequeno adendo, morei durante 11 anos na capital de São Paulo e o que pude constatar é que, quem mais discrimina o nordestino é o próprio nordestino ou descendente nosso, sou nordestino e me orgulho disso. A vontade da maioria dos
    paulistanos é um dia se aposentar e vir morar no nordeste.
    Mais a principal diferença entre o povo de lá e nosso ‘ERA’ o acesso a informação, sempre
    tivemos pouco acesso a educação, e baseado nesta ignorância os políticos sempre se
    aproveitaram disso enganando e mentido para nosso povo, o que não é admissível hoje pois
    a INTERNET é capaz de suprir essa deficiência permitindo o acesso a informação de forma mais rápida e barata.
    Baseado na postagem do nosso conterrâneo acima ele está totalmente equivocado em relação o BOLSA FAMÍLIA, foi criado no governo do Fernando Henrique em 2001, o PT
    pegou o bonde andando e hoje com mentiras atribui a eles a criação da mesmo.
    – Bolsa escola, lei 10.219, 11 abril de 2001
    – Bolsa alimentação, MP 2.206-1, 06 de setembro de 2001.
    – Programa auxilio gás decreto 4.102, 24 de janeiro de 2002.
    – Cadastramento único do governo federal, decreto 3.877, 24 de julho de 2001.
    Fonte – http://www.planalto.gov.br/ccivil_03

    Portanto o que não admito mais hoje são esses políticos hipócritas, como Lula e PT que
    que criou uma plataforma propondo combater as elites e hoje se uniu a elas.
    Não que o outro candidato vai resolver todos nossos problemas isso é utopia, mais vamos
    mudar pra ver.

    Edilberto

  6. Ediuilson

    Fiz parte dessas Frentes de Emergência desde os 15 anos, onde a gente trabalhava para ganhar muito pouco e construir açudes nas terras de cabos eleitorais, muitas vezes trabalhei e dividia o salário por dois, se é que dá nome de salário, pois a minha metade eu só pagava o bolo e o doce de cuca de umbuzeiro, o qual comia apenas uma fatia dia, o restante ajudava meu pai na feira, pois o mesmo também trabalhava e o dele se somava ao meu para alimentar 10 filhos. Convivi com muitas famílias na mesma situação, centenas delas.

  7. paulo souza da silva

    ai do homem que nao tem o sentimento chamado medo.é muito importante nas nossas vidas, principalmente para os nordestinos que já sofreram que nem jumento.gato escaldado tem medo de agua fria. DILMA 13.

  8. MACHADO FREIRE

    O medo é uma desgraça.

    O pessoal que está na iminência de ver o barco afundar se encontra bastante aflito.

    O medo é um troço esquesito. Ele pode “inveredar” para muitas coisas, inclusive o
    “terrorismo ” atros, a perseguição, a mentira e, sobretudo a deslealdade.

    Eu tinha dois amigos que falamam (e condenaval) muito o medo: Dom Hélder Câmara e Miguel Arraes.

    Eu continuo achando (só não digo acreditando para jamiais imitar a dilma) que eles estavam e permanecerão certo para a eternidade.

    O medo gera covardia, desidia e outros bichos que a gente não pode (NEM DEVE ) NOMINAR).

    EU FICO COM A VERDADE !

  9. Carlos

    Acho que por ser um blog bastante acessado de notícias eu mesmo todos os dias tenho para me manter informado, só que hoje entro no blog e vejo uma total parcialidade em termos de eleição, acho que por ser um blog de noticias deveria se manter imparcial no tocante a eleição, sei que o blogueiro em questão tem seu lado politico, seu ponto de vista só que não deveria pelo menos aqui mostrar isso e não falo por ser lado A ou B, porque na minha opinião são todos farinha do mesmo saco, essa é apenas uma opinião por ser um simples internauta que sempre acessa o blog, obrigado.

    1. Alvinho Patriota

      Oi amigo Carlos,

      Primeiro quero agradecer pelos seus acessos diários ao Blog, razão da sua existência e cada vez mais frequentado.

      Quero dizer, como todos sabem, inclusive o amigo que assim já se expressou, que tenho o meu lado, sem condenar jamais os que estão do outro, mas aqui no Blog não permitimos tendência e, portanto, não temos nenhuma paixão por quem quer que seja, em respeito aos nossos leitores.

      As nossas publicações pessoais, tanto minha quanto do administrador, são postadas noutros sites e rede social, não aqui no Blog.

      De forma que, diariamente, postamos uma matéria de um candidato e de outro. No primeiro turno foi assim e continua.

      Quanto a essas opiniões que estão chegando e foram publicadas, como a acima e uma anterior de Jr. de Bio Benício, necessariamente podem não representar a nossa opinião.

      Qualquer leitor pode mandar dos seus candidatos que publicaremos da mesma forma.

      Um grande abraço.

      Alvinho.